Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Por que o Mickey usa luvas?

Apesar de ser conhecido como o visual icônico, o acessório nem sempre fez parte do vestuário do Mickey; descubra a história!

Izabela Queiroz Publicado em 01/04/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de 'A Casa do Mickey Mouse' - Divulgação/Disney
Imagem de 'A Casa do Mickey Mouse' - Divulgação/Disney

Mickey Mouse, o camundongo mais amado das animações dos estúdios Disney, surgiu pela primeira vez em maio de 1928 em ‘Plane Crazy’ (“O Maluco do Avião”), mas diferente da forma que o conhecemos hoje, as icônicas luvas brancas ainda não faziam parte do vestuário do personagem.

As imagens da animação mostram que o ratinho tinha as mãos da mesma cor que o seu corpo, ou seja, totalmente pretas. A mudança no visual apareceu apenas um ano depois em ‘The Karnival Kid’, e segundo o Vox, via Uol, a grande alteração tem dois bons motivos:

1. A época

Plane Crazy
Cena de 'Plane Crazy'. /Crédito: Reprodução/Disney

A animação que foi lançada em 1929 continha uma característica que não havia sido alterada na época: as imagens produzidas eram todas em preto e branco. Além disso, a qualidade de imagem não era muito boa, assim, para facilitar a visibilidade dos movimentos do personagem, o visual foi adotado, visto que as luvas brancas contrastam com o corpo preto do ratinho.

2. Facilidade

Aconteceu de Novo no Natal do Mickey
Cena de 'Aconteceu de Novo no Natal do Mickey'. /Crédito: Reprodução/Disney

Ainda assim, a mudança ocorreu por mais uma razão. Desenhar mãos é uma tarefa um tanto quanto complicada, devido a anatomia dos dedos, fato que se torna ainda mais complicado se pensar que a imagem seria animada. Pensando nisso, os animadores perceberam que uma luva tornaria o processo de incluir as movimentações necessárias mais simples.

Vale lembrar que as explicações sobre o novo visual do Mickey foram concedidas por John Canemaker, especialista em animação e professor da Universidade de Nova York, que revelou ainda que o camundongo teve inspiração na estética dos atores do teatro de Vaudeville.