Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Lilo e Stitch

Por que Nani de ‘Lilo e Stitch’ é uma das mulheres mais fortes da Disney?

Entenda o motivo pelo qual a personagem de ‘Lilo e Stich’ merece o grandioso título

Izabela Queiroz Publicado em 27/10/2022, às 18h03 - Atualizado em 08/03/2023, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nani em cena de ‘Lilo e Stitch’ - Reprodução/ Disney
Nani em cena de ‘Lilo e Stitch’ - Reprodução/ Disney

Entrando para a lista de animações da Disney em junho de 2002, ‘Lilo e Stitch’ apresenta a história de uma garotinha havaiana que, ao encontrar o que ela acha que é um cachorrinho fofo, vive diversas aventuras enquanto descobre que seu mascote é um fugitivo condenado de outro planeta.

No entanto, além da popular narrativa que envolve a dupla, o filme apresenta também o drama que cerca a família da pequena menina que, apesar de ficar em segundo plano, revela que Nani, a irmã mais velha de Lilo, é uma das personagens mais fortes do estúdio.

Como assim?

Para compreender, é necessário voltar aos primeiros momentos do longa-metragem, visto que é quando é apresentada a dinâmica que envolve as irmãs Lilo e Nani, mostrando que as jovens terão de enfrentar um grande perrengue familiar.

Na trama, as duas meninas perdem seus pais em um acidente de carro durante uma das maiores tempestades do Havaí, dando início a um grande processo de luto e de novas responsabilidades, principalmente para Nani, que se torna a principal figura de exemplo para Lilo, e também a única cuidadora da pequenina.

Com isso, enquanto a jovem lidava com as suas emoções, ela tinha que se manter firme e planejar tudo o seu tempo, afinal, agora ela teria que cuidar da casa, preparar as refeições e, é claro, garantir uma boa criação para a irmã.

Mas, se engana quem pensa que a tarefa era fácil, pois todas as suas ações eram vigiadas por Cobra Bubbles, um agente da assistência social que poderia levar Lilo para um lar de crianças órfãs a qualquer instante, caso tudo não estivesse em ordem.

Nani como garçonete
Nani como garçonete em cena de ‘Lilo e Stitch’ / Crédito: Reprodução/ Disney

Além disso, seus novos deveres fizeram com que ela desistisse de seu maior sonho: ser uma surfista profissional, já que, com a morte de seus pais, sua renda se tornou a principal fonte de sustento da casa e, com isso, ela passou a trabalhar como garçonete em um restaurante, pois era a forma mais garantida de ter dinheiro para colocar comida na mesa.

No entanto, tudo isso ganha um novo peso quando a idade de Nani é revelada, visto que, quando a tragédia aconteceu, ela era apenas uma adolescente, já que no momento retratado no filme, ela possui apenas 18 anos.

Nada foi fácil para Nani

Ainda que com os seus esforços Nani estivesse conseguindo criar sua irmã, novos desafios surgiram com a chegada de Stitch em sua vida. Com a sua presença, o pequeno ser azul, trouxe diversos problemas no primeiro momento, causando, inclusive, a perda de seu emprego no restaurante.

Como se não fosse o suficiente, o pequeno ser alienígena gerou também a destruição da casa em que ela e Lilo viviam enquanto lutava contra um dos inimigos que seriam responsáveis por prendê-lo e levá-lo de volta ao seu planeta de origem, Jumba Jookiba.

Nani
Nani na cena em que Lilo quase é levada por Cobra Bubbles / Crédito: Reprodução/ Disney

Assim, o resultado não poderia ser outro: a jovem quase perdeu guarda de sua irmã, já que, ao ver a situação da residência da família e a falta de recursos, Cobra Bubbles iria levar a pequena garota que usa vestido florido para viver em um orfanato, a sorte foi que ela conseguiu fugir e posteriormente retornar a sua nova família.

Com responsabilidades que não correspondem a sua idade, a desistência de grandes objetivos em prol de algo mais importante, e nunca desistindo de Lilo, Nani deu significado para a frase que rege a animação: “Ohana quer dizer família. Família quer dizer nunca abandonar ou esquecer”, além de ter feito jus ao título de uma das personagens mais fortes da Disney.