Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Animação

Por que muitos personagens de animação só possuem quatro dedos na mão?

Saiba quais são os motivos que levaram os personagens de animação a terem essa quantidade de dedos

Redação Publicado em 27/07/2023, às 16h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Homer Simpson - Reprodução/ FOX
Homer Simpson - Reprodução/ FOX

As animações, sejam elas em séries ou filmes, já marcaram e ainda continuando marcando a vida das pessoas. Existem diversos estilos, mas algumas coisas acabam sendo iguais nas produções animadas, independentemente do estúdio que as cria. E uma delas, que acabou virando um tipo de tradição, é o fato de os personagens animados terem apenas quatro dedos na mão. Mas você sabe por que isso acontece?

Essa ausência de um dedo na mão do personagem está presente há décadas nas animações e existem alguns motivos por trás desse design específico. A explicação mais popular, ressaltada pelo portal ScreenRant, está relacionada ao processo de criação da animação.

Na hora de fazer os desenhos animados, é mais fácil desenhar somente quatro dedos, o que economiza tempo dos animadores e também dinheiro, se tornando menos um item para se animar na produção. Vale destacar que esse motivo era mais forte quando toda a animação era feita à mão.

O segundo motivo por trás dos quatro dedos na mão, está relacionado, segundo o ScreenRant, com o início das animações, principalmente com os personagens Mickey Mouse e Felix, o Gato. O camundongo e o felino possuem designs arredondados, compostos principalmente por círculos, e ao adicionar cinco dedos em uma mão arredondada não ficaria bom esteticamente.

Walt Disney, o pai do Mickey, já tinha dito que caso o personagem tivesse cinco dedos, suas mãos “pareceriam com cachos de bananas” (via ScreeRant). O cineasta também ressaltava que quatro era o número certo, uma vez que os personagens alienígenas possuem três dedos, enquanto os humanos cinco.

Essa lógica de Disney se dá pelo fato de que as animações podem criar histórias e personagens que seriam impossíveis ou improváveis no mundo real. Isso permite que essas produções mantenham a fantasia, mantendo distância da realidade. Ou seja, a animação permite que seus criadores possam explorar diferentes mundos, criar aventuras surreais e até mesmo ir contra leis da física.

Porém, mesmo que esse design tenha se tornado uma espécie de tradição entre os estúdios, ele não se aplica a todas as animações do mundo. As produções japonesas possuem personagens com cinco dedos em suas mãos e existem algumas razões por trás disso, além de representarem de fato uma mão.

Um dos motivos é a aversão do povo japonês ao número 4, que surgiu por conta de sua pronúncia, já que essa remete a palavra "morte" no idioma deles. Outro ponto é que ter somente quatro dedos na mão, pode ser uma referência ofensiva à casta burakumin, que era a classe social mais baixa durante o feudalismo no Japão. E para finalizar, esse design de personagem animado poderia se referir, a uma tradição da máfia Yakuza, que como forma de punição, corta um dos dedos da pessoa.

Por causa desses motivos, algumas animações que pretendem ser exibidas em terras japonesas, precisam ser editadas e garantir que seus personagens tenham cinco dedos. Porém, isso não se aplica ao Mickey.

Novas tecnologias

As animações antigas tinham motivos plausíveis para produzirem personagens com quatro dedos, mas por que as novas produções continuaram optando por esse design mesmo com o avanço da tecnologia usada nas criações?

É simples: os quatro dedos se tornaram uma das características mais definidoras dos personagens das animações, se tornando de fato uma tradição. Hoje em dia você pode encontrar personagens com 4 ou 5 dedos nos desenhos animados.