Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Percy Jackson

Por que Medusa está diferente na série de Percy Jackson? Rick Riordan explica

A série 'Percy Jackson e os Olimpianos' recebe novos episódios todas as terças-feiras, exclusivamente na plataforma de streaming Disney+

Redação Publicado em 28/12/2023, às 13h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Medusa na série 'Percy Jackson e os Olimpianos' - Reprodução/Disney+
Medusa na série 'Percy Jackson e os Olimpianos' - Reprodução/Disney+

Na última terça-feira, 26, chegou ao Disney+ o terceiro episódio da série “Percy Jackson e os Olimpianos”, apresentando uma das vilãs do primeiro livro da saga escrita por Rick Riordan: Medusa, personagem conhecida por ter serpentes na cabeça no lugar de seu cabelo.

Apesar de ser retratada na trama como antagonista, a história de Medusa em seu conto original é um pouco diferente. Na mitologia, antes de virar a górgona que conhecemos, ela realizou um voto de celibato em devoção à Athena, deusa da sabedoria.

No entanto, certa noite, ela acaba se envolvendo de forma mais íntima com Poseidon, o deus do mar — onde é nessa parte que começam a surgir diferentes versões, onde algumas afirmam que o envolvimento não foi consensual. Apesar disso, ela ainda é transformada, e acaba sendo morta posteriormente por Perseu.

Durante a trama do primeiro livro escrito por Rick Riordan, boa parte desse acontecimento é cortado, devido ao público-alvo da obra. Contudo, algumas partes permanecem semelhantes, devido à ligação de Medusa com Annabeth, que é filha de Athena, e Percy, filho de Poseidon.

Já na série, a relação entre eles também acaba sendo um pouco diferente. Segundo Rebecca Riordan, esposa do autor, “a única razão pela qual Medusa não é mais desenvolvida nos livros é que era a narrativa de Percy e não temos a perspectiva dela. Foi uma das primeiras coisas sobre as quais conversamos, como não ter lentes patriarcais”.

Rick acrescenta a fala de Rebecca afirmando que “Quando era um menino de 12 anos, em 2005, não acho que ele tivesse capacidade para desconstruir o patriarcado. Ele estava olhando para isso como: 'Esta é uma mulher assustadora que está tentando me transformar em pedra'”.

No terceiro episódio da série, podemos conferir Percy, Annabeth e Grover finalmente se encontrando com Medusa, e se refugiando com ela, apesar do perigo. Durante esse momento, a górgona, com raiva da relação da filha de Athena com a deusa, decide contar toda sua história.

“Existem muitas versões dos tempos antigos sobre o que aconteceu naquele templo com Medusa, Poseidon e Atena. Quem é o culpado? Quem é o agressor? Qual é a verdadeira história? É ficção, mas certamente é importante reconhecer que há abuso envolvido aqui. Abuso de poder.", finaliza Riordan.

Com oito episódios no total, os novos capítulos de “Percy Jackson e os Olimpianos” são disponibilizados no Disney+ todas as terças-feiras. Relembre o trailer!

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!