Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / As Crônicas de Nárnia

Por que a Disney não adaptou os outros livros de 'As Crônicas de Nárnia'?

Você já se perguntou por que nunca mais foram lançadas adaptações cinematográficas de 'As Crônicas de Nárnia'? Descubra o motivo!

Redação Publicado em 20/03/2024, às 16h47 - Atualizado em 25/03/2024, às 09h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' (2005) - Reprodução/Disney
Cena de 'As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' (2005) - Reprodução/Disney

Em 1950, o autor irlandês C.S. Lewis lançava o primeiro livro daquela que se tornaria uma de suas franquias mais populares e lucrativas: “As Crônicas de Nárnia”. Intitulado “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, a obra foi responsável por apresentar as aventuras de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie, irmãos que são transportados diretamente para um mundo mágico após entrarem em um guarda-roupa.

Ao total, a saga conta com sete livros, que ganharam notoriedade internacional e já possuem mais de 120 milhões de cópias comercializadas no mundo inteiro, traduzidas em 47 idiomas.

O sucesso foi tanto que, no início dos anos 2000, a história de C.S. Lewis teve três de seus sete livros adaptados para o cinema pela Disney: “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” (2005), “Príncipe Caspian” (2008) e “A Viagem do Peregrino da Alvorada” (2010).

Contudo, desde a estreia do último filme, um grande questionamento surgiu entre os fãs. Afinal, por que os outros livros não receberam adaptações?

Explicação

Conforme repercutido pelo portal TecMundo, apesar do primeiro longa ter sido um grande sucesso, os outros dois filmes não foram tão bem em bilheteria como o primeiro lançamento. Segundo informações do G1, em 2005, “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” arrecadou cerca de US$ 745 milhões, sendo o terceiro maior longa do ano.

Enquanto isso, em 2008, “Príncipe Caspian” conseguiu vender apenas 420 milhões de dólares em ingressos ao redor do mundo. Já em 2010, “A Viagem do Peregrino da Alvorada” teve um número ainda menor, arrecadando apenas US$ 415 milhões.

Cena de 'As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian' (2008)
Cena de 'As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian' (2008) / Crédito: Reprodução/Disney

O portal ainda afirma que o outro motivo determinante para que a Disney e a 20th Century Fox não realizassem mais adaptações de “As Crônicas de Nárnia” seria o conteúdo dos outros livros, que seriam densos demais para as telonas, correndo o risco de não serem tão bem aceitos pelo público do cinema.

Vale lembrar que, além dos três filmes adaptados, as outras obras que fazem parte da franquia são: “O Sobrinho do Mago”, “A Cadeira de Prata”, “O Cavalo e seu Menino” e “A Última Batalha”, livro responsável por apresentar o destino final dos irmãos Pevensie e de Nárnia.