Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Chiquinha

Por que a Chiquinha não aparece na animação de Chaves?

Já se perguntou por que a Chiquinha é a única que não está na animação de Chaves? Conheça o motivo!

Daniela Bazi Publicado em 13/10/2022, às 15h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de Chaves em Desenho Animado com Chiquinha em Chaves - Divulgação/Amazon Prime Video/Televisa
Montagem de Chaves em Desenho Animado com Chiquinha em Chaves - Divulgação/Amazon Prime Video/Televisa

Lançado em 2006, a animação “Chaves em Desenho Animado” é uma adaptação da clássica série mexicana “Chaves”, criada e estrelada por Roberto Gomez Bolaños, o Chespirito, na década de 70, e que permaneceu em exibição por quase 50 anos.

O desenho, assim como a série, também foi desenvolvido por Bolaños, onde a ideia de transformar a famosa vila em animação teria surgido ainda na década de 90, conforme revelado pelo próprio criador em algumas entrevistas. O projeto saiu oficialmente do papel em 21 de outubro de 2006, e logo se tornou um estrondoso sucesso. Ao total, a produção contou com 135 episódios divididos em sete temporadas, que foram exibidos até o ano de 2014.

Apesar da animação ter conquistado toda a América Latina, uma grande questão permaneceu na cabeça dos fãs de Chaves: afinal, por que a Chiquinha é a única personagem da turma que não aparece no desenho?

chiquinha
Maria Antonieta de las Nieves como Chiquinha / Crédito: Reprodução/Televisa

O sumiço de Chiquinha

Entre os clássicos personagens de Chaves, Chiquinha acabou sendo a única que não participa de nenhum episódio de “Chaves em Desenho Animado”. De acordo com o portal Tecmundo, o motivo por trás da ausência da filha do Seu Madruga é um desentendimento entre a equipe de Chespirito, com Maria Antonieta de las Nieves, a intérprete de Chiquinha.

A briga aconteceu de forma judicial, após Antonieta registrar todos os direitos autorais de sua personagem em seu nome, fazendo com que Bolaños não tivesse mais autonomia sobre a personagem. Por este motivo, existem duas versões que explicam a ausência de Chiquinha do desenho.

A primeira afirma que Nieves não teria aceitado o pedido para participar da produção e, por isso, ficou de fora. Já a segunda, que é a versão defendida por Maria Antonieta, revela que, após a batalha pelos direitos na justiça, o próprio Roberto Bolaños barrou a sua participação na animação.

Com o passar dos anos, muitos fãs passaram a construir esperanças de que o problema fosse resolvido, e a amiga de Chaves aparecesse nos novos episódios — mas isso nunca chegou a acontecer.

Por aqui, o desenho foi exibido nas emissoras SBT, Cartoon Network e Boomerang.