Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Peter Pan

‘Peter Pan’: Quais são as adaptações já feitas do menino que nunca cresce?

Além de ‘Peter Pan & Wendy', descubra quais são todas as obras cinematográficas estreladas pelo menino que não quer crescer

Redação Publicado em 29/04/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cartaz de ‘Peter Pan & Wendy’ - Reprodução/Disney
Cartaz de ‘Peter Pan & Wendy’ - Reprodução/Disney

'Peter Pan', grande clássico da Disney, teve este personagem criado pelo autor J.M Barrie para uma peça de teatro em 1904 intitulada ‘Peter Pan', ou 'O Menino Que Não Queria Crescer’ e além da versão nos livros e da clássica animação, a trama já conta com diversas outras adaptações.

Os personagens que viajam para a Terra do Nunca surgiram antes da obra conhecida da Disney ter seu formato solo, no ano de 1902, sendo apresentados em uma série de contos do autor intitulada ‘O Passarinho Branco’, onde, na trama, foi apresentada a ideia do menino que não queria crescer.

Sabendo de suas diversas adaptações e com a proximidade da chegada do live-action da trama, intitulado ‘Peter e Wendy’, a RECREIO foi atrás das versões já feitas da história do menino que nunca cresce. Confira abaixo: 

1. ‘Peter Pan’ (1924)

A versão, lançada pela Paramount Pictures, era de cinema mudo. Porém, o enredo do filme era o mesmo: O menino mágico Peter Pan não desejava crescer, e junto com Wendy, John, e Michael, eles vão de Londres para a Terra do Nunca, onde vivem diversas aventuras. 

Peter Pan
‘Peter Pan’/ Créditos: Reprodução/Paramount Pictures

2.  ‘Walt Disney’s Peter Pan’ (1953)

Essa adaptação da trama tinha como base a dupla Peter e Wendy, e, por mais inusitado que pareça, esse filme não contava com nenhum diálogo do filme original. 

Walt Disney’s Peter Pan
‘Walt Disney’s Peter Pan’ (1953)/ Crédito: Reprodução/Disney

3. 'De Volta à Terra do Nunca' (2002) 

Nesta versão do filme, a filha de Wendy, Jane, já não confia mais em Peter Pan, mas, após uma briga com sua mãe e irmão referente a existência de Peter, ela é raptada por Gancho. Porém, ao final de tudo, quem a salva é Pan.

Vale lembrar que essa versão não foi baseada em nenhum romance, e sim em uma sequência original e não-canônica da Disney. 

De Volta à Terra do Nunca
'De Volta à Terra do Nunca'' (2002)/ Crédito: Divulgação/Disney

4. ‘Peter Pan’ (2003) 

Essa versão do clássico da Disney retrata a tradicional história do personagem-título. Além disso, embora tenha sido lançado em 2003, esta versão só chegou ao Brasil no ano de 2004.

Peter Pan (2003)
‘Peter Pan’ (2003)/ Crédito: Divulgação/Disney

5. ‘Em Busca da Terra do Nunca’ (2005)

O filme, que tem em seu elenco o ator Johnny Depp no papel de J.M. Barrie, retrata o mesmo como sendo um bem-sucedido autor de peças teatrais, que, por mais famoso que seja, seu último trabalho não teve uma boa recepção pelo seu público. Dentre diversas reviravoltas, J.M cria um trabalho de grande sucesso: Peter Pan. 

‘Em Busca da Terra do Nunca’
‘Em Busca da Terra do Nunca’/ Crédito: Divulgação/Miramax Films

6. ‘Peter’ (2012)

Nesta adaptação, que é baseada na história em quadrinhos francesa de 6 volumes escrita por Régis Loisel, a mãe do personagem-título é despreocupada, além de ser alcoólatra. No enredo, Peter é expulso de casa por sua mãe e encontra uma fadinha, que o acompanha até a Terra do Nunca. 

'Peter'
'Peter'/ Crédito: Reprodução/Fisheyefilm/Glénat

7. ‘Hook – A Volta do Capitão Gancho’ (1992) 

Nesta versão Peter cresce e se apaixona por Moira, neta de Wendy, e tem filhos com a mesma. Porém, os filhos de Pan são raptados por Gancho, e o vilã ensina Jack, um dos nomes das crianças, a esquecer seu pai. 

‘Hook – A Volta do Capitão Gancho’ (1992) 
‘Hook – A Volta do Capitão Gancho’ (1992) / Crédito: Reprodução/ TriStar Pictures

8. ‘Peter Pan’ (2015) 

Esta adaptação mostra Peter com 12 anos vivendo em um orfanato em Londres, durante a segunda guerra mundial. Certo momento, Pan e as crianças que se encontravam junto com ele são raptadas por piratas num navio voador. Mas, durante o enredo, o navio escapa e vai em direção a Terra do Nunca. 

'Peter Pan'
'Peter Pan'/Crédito:Divulgação/Warner Bros.

8. ‘Peter Pan & Wendy' 

Sendo a mais nova adaptação da lista, o live-action ‘Peter Pan & Wendy' estreou na última sexta-feira, 28 de abril, diretamente no catálogo do Disney+. Relembre o trailer da produção!