Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Percy Jackson

Percy Jackson: Afinal, quem foi Hermes na mitologia grega?

Descubra quem foi e qual a origem de Hermes, o deus mensageiro, que estará presente na série de Percy Jackson no Disney+

Sofia Luppi Publicado em 16/12/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua de Hermes, o deus mensageiro - Pixabay
Estátua de Hermes, o deus mensageiro - Pixabay

No final de 2022, o Disney+ confirmou que Lin-Manuel Miranda irá interpretar Hermes, o deus mensageiro, na série “Percy Jackson e os Olimpianos”. Confira o anúncio!

Mas você conhece a história de Hermes? A RECREIO trouxe os detalhes das origens desse deus da mitologia grega, para você conhecer melhor o mais novo personagem de Lin-Manuel Miranda.

Quem é Hermes?

Hermes é uma das divindades da mitologia grega, considerado por muitos como um dos deuses mais inteligentes e espertos, além de ser bem brincalhão. Ele é o deus do comércio, da riqueza, dos ladrões, das viagens, da sorte, do sono, das línguas, além de ser o patrono da diplomacia e dos pastores de animais. E tem mais: ele era conhecido por ser furtivo e conseguir realizar pequenos furtos. 

O deus também era considerado o mensageiro do Monte Olimpo, e levava as mensagens pessoais de Zeus para todos os cantos. Sempre é lembrado por conta de suas sandálias aladas, que era o que permitia seu deslocamento rápido e também responsável por fazer as pessoas terem sonhos enquanto dormiam. 

Ele foi o inventor da lira, do fogo e do alfabeto. Hermes também tinha um papel muito importante: era o encarregado de guiar as almas dos mortos até o rio que as levava para o submundo. 

Origem 

Segundo a mitologia, Hermes é filho de Zeus com uma ninfa chamada Maia. Os gregos acreditavam que ele nasceu no monte Cilene, que ficava em Arcádia. Por conta disso, acreditava-se que ele estava relacionado com a fertilidade que surgiu na região.

Mitos 

A primeira passagem de Hermes na mitologia grega foi quando ele, ainda bebê, roubou o gado de Apolo, o deus da música. Ele escondeu as vacas em uma caverna, mas acabou sendo descoberto pelos outros deuses. Após ter sido encontrado, Zeus e os demais deuses decidiram que ele poderia continuar com o gado, se desse para Apolo sua lira feita com cascos de tartaruga, e essa troca aconteceu. 

Mas o mito mais famoso em que Hermes está envolvido descreve quando ele ajudou Zeus a salvar uma de suas amantes da ira de Hera. Ao tentar enganar a esposa, o deus do trovão transformou Io, sua amante, em uma vaca, para que Hera não descobrisse a verdade. A deusa ficou desconfiada e deixou que o gigante Argos, que possui 100 olhos e nunca fechava todos eles ao mesmo tempo, ficasse de olho no animal. 

Dessa forma, foi difícil para Zeus devolver a forma humana de Io, o que fez com que ele pedisse ajuda de Hermes. O deus do sono fez com que o gigante adormecesse, para logo em seguida decapitá-lo. Assim, Zeus conseguiu fazer com que sua amante voltasse a ser humana.  

Existem outros mitos envolvendo o deus, além dele também estar presente na Guerra de Troia, de acordo com o relato de Homero, no poema Ilíada. O mensageiro também chegou a ser mencionado em Odisseia. 

Religiosidade 

Hermes era venerado em várias regiões da Grécia, porém a maioria dos templos dedicados exclusivamente para ele se encontravam na Arcádia.