Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Pantera Negra

Pantera Negra: Quais são as homenagens a Chadwick Boseman em 'Wakanda Para Sempre'?

Descubra de que forma o ator que faleceu em 2020 é relembrado em 'Pantera Negra 2'

Izabela Queiroz Publicado em 10/11/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mural em homenagem a Chadwick Boseman em 'Pantera Negra: Wakanda Para Sempre' - Divulgação/ Disney/ Marvel
Mural em homenagem a Chadwick Boseman em 'Pantera Negra: Wakanda Para Sempre' - Divulgação/ Disney/ Marvel

Trazendo retratos de uma nação africana poderosa e desenvolvida, ao mesmo tempo que apresenta de forma brilhante o primeiro herói negro dos quadrinhos aos cinemas, ‘Pantera Negra’, abriu portas para um novo marco cultural no mainstream, sendo inclusive o primeiro filme do gênero a concorrer ao prêmio de Melhor Filme na cerimônia do Oscar.

Grande parte do sucesso também é atribuído ao ator que deu vida a detentor do manto do protetor de Wakanda, Chadwick Boseman, que após interpretar T’Challa no longa-metragem de 2018, se tornou um grande símbolo, devendo retornar ao papel no segundo filme da franquia ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’, produção que chega oficialmente aos cinemas nesta quinta-feira, 10.

No entanto, os planos acabaram sendo alterados depois da morte precoce de Boseman em agosto de 2020, que se deu após uma batalha de quatro anos contra o câncer de cólon. Assim, a continuação, apresenta não só um novo Pantera Negra, mas também, uma grande e importante homenagem ao seu primeiro intérprete.

[ALERTA DE SPOILER]

A Homenagem 

Pantera Negra
Chadwick Boseman como T'Challa em 'Pantera Negra' (2018) / Crédito: Divulgação/ Disney/ Marvel

O filme, que é dirigido por Ryan Coogler, decide trazer pontos semelhantes à realidade ao encerrar a trajetória de T’Challa como o detentor do manto que é adquirido com a ajuda da Deusa Pantera Bast. Isso por que o personagem acaba sendo vítima de uma doença não identificada na trama, encontrando assim o seu fim.

Após a revelação da morte do rei de Wakanda nos primeiros segundos do filme, as cenas seguintes apresentam a primeira sequência de homenagens, visto que toda a nação participa do ritual de velório de T’Challa, evento esse que é grandioso, e apresenta um mural com o rosto de Chadwick Boseman em uma das paredes da cidade.

Após a cerimônia de despedida do rei, o filme apresenta a famosa vinheta de abertura dos filmes da Marvel, mas dessa vez, ela não apresenta as clássicas imagens dos filmes que pertencem ao MCU, e sim, cenas de Boseman como Pantera Negra em ‘Capitão América: Guerra Civil’, no primeiro filme de sua própria franquia e nos últimos dois filmes de Vingadores: 'Ultimato' e 'Guerra Civil'.

Além desses dois grandes momentos, o filme inteiro relembra os feitos de T’Challa como Pantera Negra e, consequentemente, a imagem de Boseman surge na mente dos que tiveram a oportunidade de assistir o novo enredo, provando que o longa é, sim, como um todo, uma grande homenagem ao ator.

Ainda assim, a última aparição de Chadwick como T’Challa ocorre na cena final, quando Shuri (Letitia Wright) vai a uma praia no Haiti fazer um ritual de encerramento do luto e relembra os principais feitos de seu irmão mais velho.

Já nos créditos finais aparece a seguinte mensagem na tela: "Dedicado a nosso amigo Chadwick Boseman", marcando a última homenagem ao ator.