Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Pantera Negra

Pantera Negra: O que acontece na cena pós créditos de ‘Wakanda Para Sempre’?

Descubra o que a sequência vista em ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ significa para o MCU

Izabela Queiroz Publicado em 14/11/2022, às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster de 'Pantera Negra: Wakanda Para Sempre' - Divulgação/ Marvel Studios
Pôster de 'Pantera Negra: Wakanda Para Sempre' - Divulgação/ Marvel Studios

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ teve sua estreia realizada na última quinta-feira, 10, apresentando não só os novos conflitos que surgem na nação africana após a morte do rei T'Challa (Chadwick Boseman), mas também, um vislumbre do futuro da franquia na cena inclusa entre os créditos finais do novo filme. 

Apesar de quebrar a tradição de duas sequências pós créditos — um dos marcos realizados pelo MCU observado ao longo dos anos —, a única cena apresenta um olhar esperançoso para os anos seguintes tanto para a família de T'Challa, quanto para os fãs do seu intérprete.

Assim, caso você queira ir ao cinema já sabendo o que esperar, ou deseja entender os detalhes por trás da sequência final, não se preocupe, a Recreio explica tudo logo abaixo. Confira!

[SPOILER DE ‘WAKANDA PARA SEMPRE’ ABAIXO]

Após a morte de T'Challa, Shuri (Letitia Wright), a irmã caçula do então rei de Wakanda, enfrenta uma longa jornada envolvendo o luto, a tradição africana e novos desafios, trio esse que, em meio a diversas reviravoltas, a transformaram na nova Pantera Negra.

Ainda assim, havia muito o que superar e o símbolo final de ultrapassagem de todos esses obstáculos e também da aceitação da responsabilidade de proteger Wakanda, surge quando Shuri vai até uma praia no Haiti realizar um ritual de encerramento do luto, onde ela relembra os momentos que mais a marcaram enquanto estava ao lado de seu irmão mais velho.

As imagens que relembram todo o legado de T'Challa como o antigo detentor do manto de Pantera Negra servem como uma despedida ao personagem e também ao ator que lhe deu vida, visto que Chadwick Boseman faleceu em 2020 por conta de um câncer de colón.

A cena pós-créditos

A cena ganha uma sequência, onde Nakia (Lupita Nyong'o)  surge na mesma praia para confortar Shuri. No entanto, a surpresa é que ela não está sozinha, já que aparece de mãos dadas com uma criança, ou melhor, um menino chamado Toussaint (Divine Love Konadu-Sun).

O garoto logo é apresentado como sobrinho de Shuri e, com a semelhança com T'Challa, e o parentesco já anunciado, fica claro que Toussaint é filho do antigo detentor do manto de Pantera Negra, resultado de seu relacionamento com Nakia.

Segundo Nakia, o menino foi afastado de Wakanda e passou a viver no Haiti, pois T'Challa resolveu que seria melhor que ele vivesse longe da pressão de herdar o trono. No entanto, o jovem garoto pode conviver com o seu pai e também se despedir dele antes de sua morte, assim como conheceu a Rainha Ramonda (Angela Bassett), sua avó.

Além disso, o próprio garoto faz uma revelação. Toussaint é, na verdade, seu nome Haitiano, visto que ele possui um segundo nome que remete as suas origens e também homenageia seu pai: o garoto se chama T’Challa.

A emocionante declaração leva Shuri as lágrimas e também traz uma conexão com os quadrinhos da Marvel, visto que nas páginas, T’Challa tem um filho com Tempestade.

Apesar da cena trazer indícios de que Toussaint será o novo Pantera Negra e passará a reinar sobre Wakanda futuramente, ela mostra mais efetivamente a morte de T’Challa (e de Boseman) não significa um fim, mas sim, um recomeço que partirá com a continuação de um lindo legado.