Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Outra princesa? Teoria afirma que Fiona não é a única princesa de “Shrek”

Entenda a teoria que afirma que, além de Fiona, a franquia "Shrek" apresenta outra princesa que também foi alvo de uma maldição

Redação Publicado em 02/03/2024, às 11h00 - Atualizado em 12/03/2024, às 09h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Princesa Fiona em "Shrek" - Divulgação/DreamWorks Animation
Princesa Fiona em "Shrek" - Divulgação/DreamWorks Animation

Chegando aos cinemas mundiais no ano de 2001, “Shrek” estreou como uma grande sátira das clássicas histórias de contos de fadas. Isso porque a trama acompanha um ogro mal-humorado que tem o seu descanso no pântano atrapalhado por personagens de narrativas encantadas, o levando a firmar um acordo perigoso para ter sua paz restaurada: salvar a princesa Fiona, que foi vítima de um feitiço e toda noite se transforma em uma ogra, de uma torre protegida por um dragão vermelho. 

Ainda que o foco da narrativa seja sobre o resgate de Fiona, alguns fãs acreditam que ela não seja a única princesa alvo de um feitiço. A teoria que percorre a internet, afirma que o dragão que guardava a torre em que Fiona estava presa também havia sido uma princesa um dia.

Como assim?

Burro e Dragão
Burro e Dragão, personagens de 'Shrek' /Crédito: Reprodução/ DreamWorks

A ideia leva em consideração os livros lidos por Shrek nas aberturas dos dois primeiros filmes da franquia. Isso porque, no segundo filme, lançado em 2004, o ogro conta a história de Fiona propriamente dita, já que nas imagens é possível conferir a princesa ruiva, assim como todos os detalhes da sua maldição, como a menção de Tão Tão Distante, a imagem da personagem transformada em ogro, dentre tantos outros.

No entanto, no primeiro filme não é a história de Fiona que é apresentada. Isso porque, a princesa que aparece nas páginas é loira e estava trancada em um castelo, e não em uma torre como na história do grande amor de Shrek.

Dessa forma, a teoria explica que a história vista nos primeiros minutos de “Shrek” (2001) fala sobre o passado do Dragão que se torna o par romântico do Burro, defendendo que a maldição da princesa loira era se transformar em um dragão a noite, já que na página que fala sobre o feitiço, há a imagem de um dragão vermelho envolta do cálice mágico que teria enfeitiçado a princesa.

Mais que isso, a ideia defende que os cavalheiros que tentaram salvar a princesa, falharam, pois tentaram resgatá-la a noite, quando ela estava na forma de Dragão. Assim, sem conseguir ser salva a tempo de que o feitiço se tornasse irreversível, ela acabou ficando presa para sempre na forma do animal de sua maldição: um dragão. 

Ainda assim, a teoria pode ser quebrada pelos mais céticos. Isso porque, a franquia “Shrek” é repleta de easter-eggs que fazem alusão a enredos famosos dos contos de fada, com isso, a princesa loira poderia ser uma personagem conhecida entre os fãs das histórias encantadas: Aurora, de “A Bela Adormecida”.

Isso porque, Aurora é uma princesa loira que em sua história é vítima de um feitiço e é salva por um beijo de amor verdadeiro. Na trama, a feiticeira Malévola toma a forma de um dragão na batalha contra o príncipe na tentativa de impedi-lo de resgatar a princesa que estava indefesa no castelo.