Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Disband

Os únicos grupos que debutaram em 2016 e ainda não deram disband

Entre girlgroups e boygroups; descubra quais são os oito grupos de k-pop que estrearam em 2016 e continuam em formação até hoje!

Redação Publicado em 06/04/2024, às 14h00 - Atualizado em 08/04/2024, às 09h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster de "Shut Down", title track de “BORN PINK”, novo full álbum do BLACKPINK - Divulgação/YG Entertainment
Pôster de "Shut Down", title track de “BORN PINK”, novo full álbum do BLACKPINK - Divulgação/YG Entertainment

Em uma década, muita coisa pode mudar no k-pop. Isso pode ser observado por meio do surgimento dos grupos, já que muitos daqueles que debutaram anos atrás, não estão mais na ativa, transformando as formações que permanecem juntas em poderosas sobreviventes.

Como exemplo, em 2016, 51 grupos realizaram suas sonhadas estreias, no entanto, hoje, apenas oito deles continuam promovendo seus lançamentos na indústria da música coreana, como apurado pelo portal de notícias sul-coreano Koreaboo.

Descubra quem são eles na lista abaixo!

1. WJSN

O WJSN, também conhecido como Cosmic Girls, teve o debut realizado em fevereiro de 2016 pela Starship Entertainment, com os lançamentos de "Mo Mo Mo" e "Catch Me".

A formação não é mesma da estreia, já que as integrantes chinesas Xuan Yi, Cheng Xiao e Mei Qi deixaram a formação em março de 2023 após o fim dos contratos. No entanto, EXY, Seola, Bona, Soobin, Luda, Dawon, Eunseo, Yeoreum, Dayoung e Yeonjung, continuam ativas.

Tanto é que o mais recente comeback do grupo ocorreu em julho de 2022, com o single álbum “Sequence”. Confira acima o clipe da title track!

2. ASTRO

Composto atualmente por quatro membros (MJ, JinJin, Cha Eunwoo, e Sanha) o ASTRO debutou em fevereiro de 2016 pela Fantagio Entertainment.

De lá para cá, o grupo perdeu dois membros. O primeiro foi Rocky, que anunciou sua saída do grupo e da empresa em fevereiro de 2023 após decidir não renovar seu contrato de exclusividade com a agência de entretenimento. Pouco mais de um mês depois, Moobin faleceu, em 19 de abril, aos 25 anos.

Ainda assim, o lançamento mais recente do grupo completo contou com a presença de Moonbin e Rocky, visto que foi realizado maio de 2022 com as promoções do álbum “Drive to the Starry Road” por meio da title track “Candy Sugar Pop”.

3. BLACKPINK

Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa também permanecem juntas! O BLACKPINK, grupo criado em 2016 pela YG Entertainment, realizou a renovação do contrato para as promoções como um grupo sob o selo da mesma empresa em 6 de dezembro do ano passado, após seis meses de negociações.

Dessa forma, a ação promocional mais recente da formação aconteceu em setembro de 2022, com a faixa “SHUT DOWN”, title track do segundo full-álbum do grupo, “BORN PINK”.

4. NCT

Visando ter um número infinito de integrantes, o NCT debutou em 2016 e desde então tem acrescentado novos membros na formação, culminando na disposição atual, com 26 membros que conta com Taeyong, Taeil, Johnny, Yuta, Kun, Doyoung, Ten, Jaehyun, WinWin, Jungwoo, Mark, Xiaojun, Hendery, Renjun, Jeno, Haechan, Jaemin, YangYang, Chenle, Jisung, Sion, Riku, Yushi, Daeyoung, Ryo e Sakuya.

Eles têm diferentes faixas de idade e nacionalidades e são divididos em seis sub-units (NCT U, NCT 127, NCT DREAM, NCT DOJAEJUNG, WayV e NCT WISH).

Em agosto de 2023, com o álbum “Gonden Age”, foi realizado o comeback mais recente do grupo com a maioria dos membros. Veja o MV da title-track acima!

5. PENTAGON

PENTAGON estreou em 10 de outubro de 2016, pela CUBE Entertainment. Em 2018, a formação deixou de contar com Dawn como um dos membros, e desde então a formação é composta por 9 membros: Hui, Jinho, Hongseok, Shinwon, Yanan, Yeo One, Yuto, Kino e Wooseok

Em 9 de outubro de 2023, a Cube Entertainment anunciou que Yeo One, Yanan, Yuto, Kino e Wooseok não renovaram seus contratos, porém o grupo não se separou.

O lançamento do videoclipe "Feeling Like" e do mini-álbum "IN:VITE U" em janeiro de 2022 marcou o comeback coreano mais recente da formação.

6. SF9

O SF9 foi formado em 2016 pela FNC Entertainment e tem como lançamento recente o álbum “THE PIECE OF9” que veio acompanhado de um clipe para a title track “Puzzle” em janeiro de 2023. 

Atualmente, o grupo é composto por oito membros (Youngbin, Inseong, Jaeyoon, Dawon, Zuho, Yoo Taeyang, Hwiyoung e Chani) já que Rowoon, que estava no grupo desde a estreia, se despediu da formação em setembro de 2023. 

7. VICTON

O debut do VICTON aconteceu em 9 de novembro de 2016, pela Plan A Entertainment com “I’m Fine” e “What Time Is It Now?”. O grupo, que é atualmente formado por Seungwoo, Seungsik, Sejun, Hanse, Byungchan e Subin, passou a pertencer a IST Entertainment, mas, em 20 de abril de 2023, foi anunciado que Hanse, Byungchan e Subin não renovaram seus contratos com a empresa, mas que continuaram juntos como VICTON. Além disso, Heo Chan deixou a formação em 10 de outubro de 2022.

O comeback mais recente do grupo ocorreu em 31 de maio de 2022 com o mini-álbum 'Chaos'. Relembre o clipe da title-track "Stupid O'Clock" acima!

8. KNK

A estreia do KNK aconteceu em 29 de fevereiro de 2016 pela YNB Entertainment. No entanto, desde 2 de janeiro de 2019, as ações promocionais do grupo estão sob o controle da 220 Entertainment.

Vale mencionar que em 30 de setembro de 2021, Seoham deixou o grupo e, alguns meses depois, em 13 de janeiro de 2022, Heejun também parou de fazer parte da formação. Dessa forma, apenas quatro membros formam o KNK atualmente: Jihun, Dongwon, Inseong e Hyunjong, e o lançamento mais recente do grupo aconteceu em setembro de 2020 com seu terceiro mini-álbum 'KNK AIRLINE' e o MV de 'RIDE'.