Recreio
Entretenimento / Séries

Os cômodos secretos dos Simpsons que você não sabia que existiam

Uma outra sala? Um banheiro na cozinha? Descubra os lugares misteriosos de uma das animações mais adoradas no mundo

Redação Publicado em 16/06/2020, às 18h54 - Atualizado às 19h01

Cena da série de animação Os Simpsons - Divulgação/FOX
Cena da série de animação Os Simpsons - Divulgação/FOX

Os Simpsons é, com certeza, uma das animações mais adoradas em todo o mundo, sendo alvo também de diferentes objetos de estudos por pessoas de diversos países diferentes. A casa da família amarela, por exemplo, já foi analisada por inúmeros arquitetos e desenhistas que buscam entender cada detalhe da arquitetura da clássica residência.

Iñaki Aliste Lizarralde, um designer de interiores do País Basco, faz parte desse grupo de pessoas que analisaram detalhadamente a casa da animação, criando uma planta completa com todos os cômodos após estudar incansavelmente mais de 630 episódios da série para chegar ao resultado final.

O processo não foi nada fácil já que se trata de um desenho, e o próprio Iñaki diz que, muitas vezes, a arquitetura muda com o passar dos capítulos. “Em muitos episódios vemos que se dirigem para o porão a partir da cozinha, pelo que se deduz que as escadas estão nessa lateral da casa, junto à garagem; mas, em um capítulo em que Homer e Bart fabricam cerveja caseira e a enviam ao bar do Moe metida em bolas de boliches, os vemos entrar na garagem pela porta do hall. Em outro episódio, essa porta do hall é um armário onde as crianças se escondem e, em outro, está cheio de estantes onde guardam brinquedos”, comentou.

Simpsons
Planta do andar térreo da casa dos Simpsons / Crédito: Divulgação/Iñaki Aliste Lizarralde

No entanto, segundo um especialista espanhol do programa, Alejandro Tovar, a arquitetura da residência foi refinando ao passar dos anos, se tornando cada vez mais realista. "Num episódio mais ou menos recente, Marge chega a dizer: ‘Temos um cômodo que aparece e desaparece; nossa casa é muito estranha para esse tipo de coisa’”, diz Tovar.

Essa sala misteriosa, de acordo com Alejandro, se trata de um cômodo que fica no fundo do térreo, à direita, e apareceu pouquíssimas vezes no programa. “É essa terceira sala de estar atrás da garagem e que só apareceu rapidamente em dois ou três episódios. aparece quase do mesmo tamanho que a sala principal, que abriga o piano [no extremo oposto; o piano é arroxeado]. Mas uma coisa é a flexibilidade da série, e outra, as exigências das medidas em um planta”.

Além disso, também existe um outro cômodo no qual nunca aparece de fato na série, e foi referenciado em apenas um capítulo. Segundo Alejandro, “no térreo, bem ao lado da cozinha, observa-se um lavabo pequeno, como uma cabine. Esse lavabo na série não aparece nunca”.