Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Princesas

O motivo pelo qual apenas três princesas da Disney usam luvas

Descubra a teoria que explica por que só três princesas da Disney, entre as treze detentoras do título, usam luvas em suas histórias

Izabela Queiroz Publicado em 08/04/2024, às 11h38 - Atualizado em 15/04/2024, às 09h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Princesas da Disney - Divulgação/Disney
Princesas da Disney - Divulgação/Disney

Coloridos e apresentando bastante movimento, os trajes das princesas da Disney, muitas vezes, acabam se tornando parte da história das personagens, assim como fonte de inspiração para aqueles que acompanham suas narrativas, já que é extremamente comum ver pessoas do mundo todo e das mais diferentes idades usando figurinos iguais ou semelhantes em diversos momentos de celebração, como aniversários e até mesmo, casamentos.

Isso porque, através dos tecidos e modelagens, os vestidos, saias e calças das princesas ajudam a expressar as identidades das personagens, ainda mais quando combinados a acessórios como coroas e tiaras, colares e brincos, e até mesmo, cintos de diversos tipos, usados para marcar a cintura, já que esses completam a ideia do look.

Ainda assim, uma quantidade mínima desse seleto grupo usa um acessório que deixa qualquer roupa mais elegante: as luvas! Apesar de ser um detalhe que possa passar despercebido, existe uma teoria que afirma porque só três entre as treze princesas do estúdio usam luvas em suas artes oficiais.

Por que só três princesas da Disney usam luvas?

Conforme explicado pelo portal IGN, apenas Bela, de ‘A Bela e a Fera’, Tiana, de ‘A Princesa e o Sapo’ e Cinderela, da história autointitulada, aparecem usando luvas nos materiais de divulgação e em seus próprios filmes, e o motivo é o seguinte: o acessório serve para diferenciar as princesas plebeias das monarcas (herdeiras de famílias reais).

A ideia ganha força já que princesas como Aurora, Jasmine e Rapunzel, não usam luvas, e todas ganham o título da realeza por nascerem em berço de ouro, e não por terem se casado com príncipes, assim como o trio já mencionado. A teoria, no entanto, nunca foi confirmada pela Disney.

No caso de Jasmine, Raya e Moana, inspiradas na cultura árabe/indiana, sul-asiática e polinésia, a utilização de luvas não se faria possível por outro motivo: questões culturais, visto que esses povos não utilizam luvas ou têm o costume de cobrir suas mãos.

Quanto a Mulan, o meio que a tornou princesa é totalmente único, dessa forma as regras não se aplicam a princesa. Isso porque, Mulan é a primeira princesa a ganhar o título devido aos seus feitos heroicos, após defender a China na guerra contra os Hunos.

Vale lembra que, ao todo, a franquia Disney Princesa conta com treze princesas: Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Bela, Jasmine, Pocahontas, Mulan, Tiana, Rapunzel, Mérida, Moana e Raya.

As regras para integrar o grupo de princesas do estúdio são as listadas abaixo:

  1. Fazer parte de uma animação;
  2. Ser humana ou pelo menos metade humana;
  3. Ser a protagonista da história;
  4. Nascer princesa, se casar com alguém da realeza ou cometer um ato heroico;
  5. Trazer um bom retorno financeiro para os estúdios.