Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Lightsticks, photocards e mais: Conheça os criadores de algumas tendências do k-pop

Conheça quem foram os criadores das tendências mais populares do k-pop

Redação Publicado em 19/08/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BIGBANG no K-Collection In Seoul em 2012 - Chung Sung-Jun/Getty Images
BIGBANG no K-Collection In Seoul em 2012 - Chung Sung-Jun/Getty Images

O mundo do k-pop é composto por alguns conceitos que, normalmente, não são utilizados no universo da música pop ocidental, como os fanchants, photocards, lightsticks, dance practices, e muito mais.

Ao longo dos anos, essas particularidades passaram a se tornar algumas das principais características da música pop sul-coreana — mas se engana quem pensa que o ritmo já surgiu com eles. Muitos acabaram aparecendo ao longo do tempo, graças aos próprios idols e grupos.

Pensando nisso, a Recreio preparou uma lista incrível com os criadores de alguns dos conceitos mais populares dentro do k-pop. Confira!

1. Lightstick

Dentro do k-pop, cada grupo ou solista possui o seu próprio lightstick, que possuem tamanhos e designs variados, sendo responsáveis por iluminar os shows e fazer com que os artistas encontrem seus fãs mais facilmente em festivais, premiações ou outros eventos.

O primeiro lightstick da história da música pop coreana foi criado pelo G-Dragon, líder do BIGBANG, e é conhecido como “Bangbong”. O item possui o formato de uma coroa amarela, com o design desenvolvido pelo próprio idol.


2. Photocards

Hoje em dia, os photocards são extremamente populares dentro do k-pop. Os pequenos cards com fotos dos seus idols preferidos podem ser fornecidos pelos grupos em diferentes ocasiões: dentro dos álbuns, nos Summer Diaries, em DVDs especiais, junto com os lightsticks, ou até mesmo sendo distribuídos em alguns eventos.

A tendência que se tornou tão adorada pelos fãs surgiu no ano de 2010, graças ao Girls’ Generation, girlgroup da SM Entertainment, que decidiu incluir no seu álbum “Oh!” cartões com as imagens das integrantes acompanhados de autógrafos e pequenas mensagens, como uma forma de atrair a atenção do público para que comprassem mais discos físicos. A prática deu tão certo que hoje em dia é praticamente impossível encontrar um grupo ou solista que não possua seus próprios photocards.


3. Fanchants

Responsável por completar a apresentação, os fanchants são as famosas frases que os fãs gritam durante a música de seu artista favorito para deixar a performance ainda mais completa, citando também o nome de cada integrante do grupo.

Essa prática está presente no k-pop desde a primeira geração, surgindo em 1998 graças ao girlgroup Fin.K.L, que fizeram um sucesso estrondoso com a música "To My Boyfriend".


4. Dance Practice

As coreografias são um ponto alto do k-pop e, para nos ajudar a aprendê-las por completo, os vídeos de dance practice são essenciais. Um dos pioneiros nesse quesito foi o SHINee, que divulgaram um dos primeiros dance practice conhecidos da história do k-pop. O vídeo em questão foi para a sua música de debut “Replay”, lançada em 2008.


5. Cabelos coloridos em comebacks

Hoje em dia, se vemos os nossos idols favoritos com uma nova cor de cabelo ou um novo corte, logo imaginamos que tem comeback vindo aí — e geralmente estamos certos. É por isso que, muitas vezes, os artistas costumam esconder suas madeixas quando estão em público para não dar spoilers de um possível retorno.

Quem começou com essa prática também foi o G-Dragon, do BIGBANG, que é considerado o primeiro idol a utilizar tons mais coloridos no cabelo, assim como apresentar visuais mais radicais em seus comebacks.