Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

The Last of Us e mais: Jogos que completaram 10 anos em 2023

Grandes franquias e jogos clássicos completaram uma década de existência no ano passado; descubra quais foram!

Izabela Queiroz Publicado em 02/01/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ellie e Joel, personagens do jogo 'The Last of Us' - Divulgação/Naughty Dog
Ellie e Joel, personagens do jogo 'The Last of Us' - Divulgação/Naughty Dog

"O tempo passou e você nem viu!" — Essa é a afirmação usada para definir aquela sensação que ocorre quando as horas, os dias, e até mesmo os anos, parecem passar muito mais rápido que o normal, principalmente quando há diversão, mesmo que essa seja apenas a impressão causada e não a verdade propriamente dita.

Ainda assim, isso pode justificar o porquê você pode não ter percebido que os jogos abaixo completaram uma década de existência no ano que se passou. Caso tenha sido o caso, não se preocupe, a RECREIO reuniu uma lista para te ajudar a lembrar. Confira!

1. The Last of Us

The Lat of Us
Ellie, personagem do jogo 'The Last of Us'. /Crédito: Reprodução/ Naughty Dog

O game, que apresenta Joel embarcando na missão de levar Ellie para fora da zona de quarentena a fim de contribuir para a descoberta da cura para a mutação do fungo que quase devastou a vida humana 20 anos atrás, foi lançado em 2013 para PlayStation.

Desenvolvido pela Naughty Dog, a criação de Bruce Straley e Neil Druckmann se tornou um dos maiores jogos da última década, tanto que se tornou uma franquia, visto que ganhou uma sequência intitulada ‘The Last of Us: Part II’ em 2020 e uma série adaptada pela HBO em 2022.

2. GTA 5

GTA 5
Capa de 'GTA 5'. /Crédito: Reprodução/Rockstar Games

Lançado originalmente para PS3 e Xbox 360, ‘GTA 5’ acompanha os golpes aplicados por Franklin, Trevor e Michael através da cidade fictícia, Los Santos. O sétimo título principal da série Grand Theft Auto, publicada pela Rockstar é também um dos grandes nomes dentro do universo dos games, tanto que recebeu o prêmio de Jogo do Ano em 2013 pelo The Game Awards.

3. Dota 2

Dota 2
Capa de 'Dota 2'. /Crédito: Reprodução/Valve

Lançado em julho de 2013, ‘Dota 2’, foi um dos títulos responsáveis por popularizar o gênero MOBA. Visto como um dos principais concorrentes do League of Legends (LOL), o game da Valve divide os jogadores em equipes de cinco que devem seguir rotas distintas para alcançar o objetivo principal: destruir os Ancestrais, ou seja, as estruturas protegidas localizadas dentro das bases.

4. Tomb Raider

Tomb Raider
Capa de 'Tomb Raider'. /Crédito: Reprodução/Square Enix

Apesar de ser uma grande franquia que conta com uma série de jogos eletrônicos, histórias em quadrinhos e filmes desde a década de 90, focaremos hoje em ‘Tomb Raider’, título lançado em 2013 que foi o responsável por iniciar a trilogia Survivor. O game mostra a origem de Lara Croft, a forte e inteligente sobrevivente, que enfrenta diversas ameaças e coloca sua vida em risco enquanto desvenda a história sombria da ilha esquecida onde se encontra.

5. Battlefield 4

Battlefield 4
'Battlefield 4'. /Crédito: Reprodução/EA

A sequência de um dos mais populares jogos de tiro da EA foi lançada em 2013. O jogo acompanha as ações do esquadrão Tombstone enquanto o clima de tensão entre Estados Unidos e a China aumenta.