Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Jogos de tabuleiro: Entenda como eles podem ajudar no seu desenvolvimento intelectual e social

Além de nos divertir, esses jogos também podem se tornar grandes aliados do cérebro

Redação Publicado em 23/08/2021, às 17h54 - Atualizado às 17h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um jogo de tabuleiro - Pixabay
Imagem ilustrativa de um jogo de tabuleiro - Pixabay

Os jogos de cartas e tabuleiro fazem parte de nossas vidas desde criança, seja na escola, com amigos, em casa com primos ou mais velhos aprendendo os carteados mais complexos.  Mas, além de servirem como entretenimento, esses jogos também ajudam no desenvolvimento psíquico, planejamento estratégico e raciocínio rápido.

Segundo estudos da Revista eletrônica “Ludus Scientae”, da Universidade Federal de Goiás (UFG), “a aprendizagem é o processo por meio do qual conhecimento, valores, habilidades e competências são adquiridos ou modificados com o resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Contudo, percebemos na literatura e nas experiências em sala de aula que é possível promover experiências que geram respostas emocionais por meio do uso dos elementos dos jogos”. 

Imagem e Ação, por exemplo, implica na adivinhação através de desenhos, são 2.400 palavras ou expressões, divididas em 6 categorias, e os participantes não podem falar ou fazer gestos, apenas desenhar o que se pede. Assim o jogo acaba por estimular o esforço mental e raciocínio rápido.

War é um dos mais famosos, sendo esse uma batalha através de um tabuleiro e cartas. O objetivo é traçar estratégias para atacar seus adversários, defender e conquistar territórios. É necessário um bom plano de guerra, conhecer bem o poder de suas tropas, pois ataques mal planejados podem fazer uma potência cair. O jogo comporta uma gama de ações cognitivas, passando por planejamentos estratégicos, agilidade e esperteza, desempenhando ao cérebro ações rápidas e precisas. 

Rummikub vem para agregar ao conhecimento matemático, educativo, o jogo desperta também a estratégia através de sequências numéricas, combinações e exige uma dinâmica voltada para a atenção. Possui um campeonato mundial que é realizado de 3 em 3 anos, reunindo os campeões dos países onde é vendido. 

Todos esses jogos carregam atividades extremamente educativas e necessárias, sobretudo são jogos que têm como objetivo atingir o desenvolvimento intelectual, dando oportunidade ao jogador  de absorver essas habilidades para o seu cotidiano.