Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Grupos de k-pop que irão completar 15 anos de debut em 2024

Veja alguns grupos que irão celebrar o aniversário de 15 anos de debut em 2024

Redação Publicado em 29/12/2023, às 14h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
2NE1 durante o MAMA 2011 - Chris McGrath/Getty Images
2NE1 durante o MAMA 2011 - Chris McGrath/Getty Images

2024 já está batendo na porta, e será um ano responsável por marcar o 15º aniversário de debut de alguns grandes grupos da segunda geração do k-pop, que fizeram história e seguem sendo amados por uma enorme legião de fãs no mundo inteiro.

Pensando nisso, a RECREIO separou uma lista imperdível com 7 grupos que completarão 15 anos em 2024. Confira!

1. 2NE1

O lendário girlgroup 2NE1 foi formado pela YG Entertainment em maio de 2009, debutando com a faixa “Fire”. Composto por CL, Dara, Minzy e Park Bom, o grupo teve seu disband anunciado em novembro de 2016, por decisão da empresa.

O último lançamento do girlgroup foi feito em janeiro de 2017, com a faixa de despedida “Goodbye”.


2. 4Minute

O 4Minute foi formado pela Cube Entertainment em 2009, sendo composto por 5 membros: Jihyun, Gayoon, Jiyoon, Hyunae Sohyun, que permaneceram na formação até o seu disband, em junho de 2016.

Seu último lançamento como um grupo foi o disco “Act. 7”, acompanhado de um clipe para a title track “Hate”.


3. Highlight (BEAST)

O BEAST debutou como um grupo de seis integrantes em outubro de 2009, pela Cube Entertainment, sendo composto na época por JangHyunseung, Yoon Doojoon, Yong Junhyung, Yang Yoseob, Lee Gikwang, e Son Dongwoon. Em 2016, Hyunseung deixou o grupo e, no mesmo ano, os outros integrantes se mudaram para a empresa Around Us Entertainment, mudando seu nome para Highlight.

Em 2019, Junhyung também deixou a formação após uma grande polêmica. Hoje, o grupo permanece com Yoon Doojoon, Yang Yoseob, Lee Gikwang, and Son Dongwoon. Seu mais recente lançamento foi o single “Give You My All”.


4. f(x)

Em setembro 2009, o f(x) debutou como um grupo de cinco integrantes, composto por Victoria, Amber, Luna, Sulli e Krystal, pela SM Entertainment. Em 2015, Sulli deixou a formação para focar em sua carreira de atriz. Em 2019, Amber, Luna e Victoria deixaram a SM após o fim de seus contratos, enquanto Krystal só deixou a agência em 2020. Apesar disso, as membros afirmam que o disband não aconteceu.

Também em 2019, Sulli faleceu aos 25 anos. O último lançamento do f(x) aconteceu em 2015, com o álbum “4 Walls”.


5. T-ARA

O T-ARA debutou em julho de 2009 pela MBK Entertainment, com o single “Lies”, e já contou com diferentes integrantes em sua formação. Hoje, o grupo é composto por quatro membros: Qri, Eunjung, Hyomin e Jiyeon.

Em 2018, todas as integrantes saíram da MBK, e assinaram com outras agências para a realização de suas atividades individuais, no entanto, o grupo não deu disband. Seu mais recente lançamento aconteceu em 2021, com o single-álbum “Re:T-ARA”, acompanhado de um clipe para a title track “ALL KILL”.


6. After School

O After School debutou em janeiro de 2009 pela Pledis Entertainment, e já contou com as seguintes integrantes em sua formação: Nana, Raina, Kaeun, E-Young, Lizzy, UEE, Jungah, Jooyeon, So Young, Bekah e Kahi.

Seu último lançamento como um grupo completo aconteceu em 2013, com o álbum “After School The 6th Maxi Single First Love”, acompanhado da title track “First Love”. Em 2019, Lizzy confirmou que o grupo deu disband de forma não oficial.


7. MBLAQ

O MBLAQ debutou originalmente com cinco membros: Seungho, G.O, Mir, Joon e Thunder. No ano de 2024, Thunder e Joon deixaram a formação, e o grupo seguiu carreira com apenas três integrantes.

Seu último lançamento aconteceu em 2015 com o álbum “MIRROR”, acompanhado da title track de mesmo nome. Desde então, a formação nunca mais realizou atividades em grupo, no entanto, um disband nunca foi anunciado.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!