Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Five Nights at Freddy’s

Five Nights at Freddy’s: A pizzaria do jogo e do filme é real?

Descubra a verdade sobre a Freddy Fazbear’s Pizza, a pizaria de "Five Nights at Freddy’s"

Izabela Queiroz Publicado em 25/10/2023, às 17h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do live-action Five Nights at Freddy’s - Divulgação/Blumhouse
Imagem do live-action Five Nights at Freddy’s - Divulgação/Blumhouse

Criado por Scott Cawthon, a franquia Five Nights at Freddy's ganhou seu primeiro game em 2014, se tornando um sucesso mundial. A trama ganhou mais 7 títulos principais, além de diversos spin-offs e um filme: “Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim”, que chega aos cinemas na próxima quinta-feira, 26. Relembre o trailer!

A história sombria e repleta de mistérios se passa em uma pizzaria chamada Freddy Fazbear’s Pizza, que pouco após o lançamento do game que abriu as portas para os animatrônicos macabros ganharem fãs ao redor do mundo, foi alvo de um rumor que afirmava que o restaurante não existia apenas na ficção, mas também, no mundo real.

A pizzaria do jogo e do filme realmente existe?

Para entender melhor, é necessário lembrar que em “Five Nights at Freddy's” os jogadores controlam um segurança que aceitou trabalhar como vigia noturno por cinco noites na Freddy Fazbear’s Pizza, local que foi fechado devido a diversas notícias que relatavam acontecimentos estranhos que passaram a ter o restaurante como ponto focal afetando a popularidade do lugar, como revela uma das manchetes, afirmando que crianças desapareceram por lá e jamais foram encontradas.

Ainda assim, o ambiente, que há algum tempo não recebe mais visitas, parece inofensivo de início. No entanto, a tranquilidade não dura muito tempo, pois o jogo logo começa a dar os primeiros indícios de que há um grande perigo rondando o restaurante, visto que os quatro animatrônicos (Freddy (o urso), Bonnie (o coelho) Chica (a galinha) e a raposa Foxy) que eram usados para divertir e servir os clientes ganham vida e começam a apresentar um comportamento um tanto quanto suspeito contra o vigia.

Dessa forma, para que o jogador consiga fazer com que seu personagem sobreviva ao serviço noturno na pizzaria, é preciso ficar atento as câmeras de segurança espalhadas pelo restaurante, verificar fechaduras de portas, manter a iluminação funcionado e os acessos de ventilação corretamente fechados para impedir que os gigantescos robôs, que antes funcionavam por meio de motores elétricos, se aproximem e o transformem em um deles.

Com isso em mente, a ideia de que a pizzaria realmente existia ganhou força nas redes sociais algum tempo após o lançamento do primeiro jogo, não só pela falta de detalhes sobre a origem dos animatrônicos que atiçava a vontade dos teóricos de plantão em confabular como eles deixaram ser bichinhos fofinhos e passaram a ser mal-assombrados, mas também por um fato encontrado por fãs da franquia no Google.

Isso porque, naquela época, algumas pessoas passaram a compartilhar que haviam achado o lugar no Google Maps. A informação era uma meia-verdade, já que ao digitar o nome da pizaria na ferramenta de pesquisa, era possível encontrar a localização com imagens da possível Freddy Fazbear’s Pizza.

No entanto, isso só aconteceu, pois alguém marcou o local no Google Maps e adicionou fotos falsas, modificadas em alguma plataforma de edição de imagens. Os registros originais pertenciam ao restaurante Papa's Pizza Parlor, supostamente localizado no Estado de Utah, nos EUA, conforme revelado pelo portal TecMundo.