Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Eras da Disney: Saiba tudo o que aconteceu durante os Primórdios

Também conhecida como Era Pré-Dourada, essa foi a fase responsável pelo início da Disney. Entenda!

Daniela Bazi Publicado em 06/10/2022, às 18h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do curta 'Steamboat Willie' (1928) - Reprodução/Disney
Cena do curta 'Steamboat Willie' (1928) - Reprodução/Disney

Desde o seu surgimento na década de 20, até os dias de hoje, a Disney já soma 100 anos de sucesso. Ao longo de todos esses anos, uma das maiores empresas do entretenimento mundial já passou por inúmeros altos e baixos, além de momentos extremamente importantes para o universo das animações.

Por isso, os especialistas costumam separar a história do estúdio criado por Walter Elias Disney em fases, onde todas as produções presentes em cada uma delas se relacionam com a situação da empresa, o contexto histórico mundial e a situação do mundo cinematográfico.

Normalmente, a trajetória da Disney é dividida nas seguintes fases: Primórdios (ou Era Pré-Dourada), Era de Ouro, Era da Guerra, Era de Prata, Era de Bronze, Era da Renascença, Pós Renascença, Revival e Nova Era.

Para entender tudo o que aconteceu em cada época, é necessário voltar ao início da história da Disney, quando ainda eram produzidos apenas curtas-metragens e o cinema ainda era mudo.

Era dos Primórdios

A The Walt Disney Company foi fundada oficialmente em 1923, pelos irmãos Walt e Oliver Disney. Naquela época, todos os filmes de animação eram extremamente curtos, além de não possuírem som, já que essa tecnologia ainda não havia chegado na indústria.

Foi durante esse período que a Disney lançou as suas primeiras produções, e criou os personagens responsáveis por dar o grande pontapé inicial para o grande sucesso. Entre animações que compõem essa era, temos: “Newman Laugh-O-Gram” (1921), “Oswald, o Coelho Sortudo” (1927)”, “Plane Crazy” (1928) e “Steamboat Willie” (1928).

Primeiros personagens

No entanto, Oswald acabou tendo seus direitos tomadosde Walt pela Universal no início de 1928, o proibindo de criar qualquer animação com o coelho. Apesar de triste, a situação foi fundamental para a criação de outro personagem que mudaria a vida do estúdio: Mickey Mouse.

O primeiro personagem criado por Walt Disney surgiu nessa época. Oswald, O Coelho Sortudo, estrelou 26 curtas, sendo uma das maiores estrelas da década de 1920. Foi graças a sua popularidade que o criador conseguiu aumentar sua equipe e começar a ganhar reconhecimento.

No entanto, Oswald acabou tendo seus direitos tomados de Walt pela Universal no início de 1928, o proibindo de criar qualquer animação com o coelho. Apesar de triste, a situação foi fundamental para a criação de outro personagem que mudaria a vida do estúdio: Mickey Mouse.

Ao lado de Ub Iwerks e alguns animadores que permaneceram ao seu lado após a saída da Universal, Disney lançou em 1928 o curta “Plane Crazy”, onde tivemos a primeira aparição de um pequeno camundongo com olhos maiores que o rosto, e sem as luvas clássicas.

O curta era apenas um teste, que acabou não agradando muito o público. Mickey começou a cair no gosto dos espectadores apenas em “Steamboat Willie”, lançado no mesmo ano onde, após algumas adaptações visuais, o ratinho virou febre mundial.

Junto com o Mickey, outros grandes personagens do estúdio também começaram a surgir, como Minnie Mouse, Pluto, Pateta e Pato Donald. A era responsável pelo início da Disney termina no ano de 1937, com o lançamento do primeiro longa-metragem animado da história do cinemas: “Branca de Neve e os Sete Anões”, dando início a clássica Era de Ouro.