Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Séries

Entenda o que é "Mundo Invertido" de Stranger Things

Mais que o lar do Demogorgon, descubra como sobrevive, o que é e quem habita o Mundo Invertido

Izabela Queiroz Publicado em 19/05/2022, às 16h54 - Atualizado em 02/07/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de "Stranger Things" - Divulgação/ Netflix
Imagem promocional de "Stranger Things" - Divulgação/ Netflix

Estreando em 2016 no catálogo da Netflix, “Stranger Things” é situada na década de 80 na cidade fictícia de Hawkins, lugar onde Eleven, Mike, Dustin, Lucas, Will e Max poderiam viver uma infância normal, até descobrirem que o universo é ainda mais complexo e assustador do que imaginavam.

A série que ganhará a primeira leva de episódios da quarta temporada em 27 de maio, tem como verdadeiro palco os terrores do Mundo Invertido, um lugar sinistro habitado por criaturas maléficas que ameaçam o futuro do mundo real.

Mas afinal, o que é o "Mundo Invertido"?

Muitas vezes chamado de “Vale das Sombras”, devido ao RPG “Dungeons & Dragons”, jogado pelos personagens na primeira temporada, o jogo traz uma definição que se encaixa muito bem ao mundo invertido “Está bem perto de você e você nem mesmo vê”.

Sendo assim, o local é uma dimensão paralela a vivida pelos habitantes de Hawkins, possuindo as mesmas características do mundo real, mas contando com espaço e tempo distorcidos, razões que podem justificar a aparência horripilante desse outro universo.

Quem vive nessa dimensão?

demogorgon
Demogorgon / Crédito: Divulgação/ Netflix

No Mundo Invertido, pessoas comuns podem não ser muito bem vindas, visto que, entre as criaturas que habitam esse lugar, estão os Demogorgons, predadores sombrios que caçam seres humanos.

Além disso, o lugar é lar do Devorador de Mentes. Também conhecido como Monstro das Sombras, este é o pior entre os vilões da série e que mais causa ameaça aos personagens.

Como o mundo invertido funciona?

As formas de vida contidas nesta dimensão alternativa só existem pois são alimentadas por uma mente coletiva, que é comandada pelo Devorador de Mentes.

Decidindo toda a existência do mundo paralelo, essa poderosa criatura também pode dominar o mundo real, visto que consegue se conectar às mentes de humanos ligados ao mundo invertido, como fez com Will e Eleven.

Visitas?

Will
Will Byers em cena de "Stranger Things" / Crédito: Divulgação/ Netflix

Apesar de ser uma grande ameaça a realidade habitada pelos seres humanos, o Mundo Invertido já recebeu visitas de vários personagens da série que atravessaram os portais ou fendas abertas acidentalmente por Eleven.

Will Byers foi uma das figuras que acabou ficando nessa realidade paralela por mais tempo, visto que a primeira temporada inteira teve como objetivo resgatá-lo de lá — fato que gerou também a ida de Joyce Byers e Jim Hopper para o local sombrio.

Além deles, Nancy Wheeler e Jonathan Byers foram parar nessa outra dimensão enquanto investigavam a possibilidade da existência do mundo invertido, e acabaram entrando por uma das fendas abertas.

Mas além dos portais, houveram personagens que foram levados para o lar do Devorador de Mentes de forma diferente: após serem caçados por uma de suas criaturas. Barbara Holland e o cientista Shepard foram as vítimas que acabaram sendo capturadas pelos demogorgons e deixaram de fazer parte do mundo real.

Ainda assim, Eleven, a responsável por abrir essa conexão entre as duas realidades, também faz parte da lista de personagens que já estiveram no mundo invertido.