Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Dia das Crianças

Dia das Crianças: Brincadeiras antigas para relembrar

Neste Dia das Crianças, relembre algumas brincadeiras que além de super divertidas também estimulam diversos tipos de inteligência

Redação Publicado em 12/10/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de crianças brincando - Pixabay
Imagem ilustrativa de crianças brincando - Pixabay

Nesta quinta-feira, 12, comemoramos o Dia das Crianças, e para celebrar esse dia tão especial, o Dr. Fernando Gomes, médico neurocirurgião e neurocientista do Hospital das Clínicas de SP, trouxe uma dica muito especial: voltar no tempo das brincadeiras de antigamente e compreender como elas podem estimular os mais diversos tipos de inteligência.

“Quando comparamos amarelinha, pega-pega, par ou ímpar, telefone sem fio, entre outras, com o mundo atual que é muito mais on-line, conseguimos avaliar o quanto o mundo atual das telas comprometer o desenvolvimento do cérebro”, avisa o médico.

Algumas brincadeiras, além de serem bem simples, fáceis de produzir e de brincar, podem auxiliar na educação das crianças e cada uma delas estimula um tipo de inteligência específica e as habilidades mentais. Confira:

1. Stop, telefone sem fio ou trava-língua

Aqui a inteligência linguística e comunicação são estimuladas para potencializar matérias escolares como português e inglês.

2. O que, o que é?, Pedra, papel e tesoura, par ou impar e jogo da velha

Promovem a inteligência lógico matemática e melhoram as habilidades com fazer contas.

3. Esconde-esconde ou bola de gude

Tudo o que engloba a inteligência espacial, aquelas que envolvem noção de espaço, melhoram o conhecimento para andar de bicicleta e até dirigir no futuro, já que estruturas profundas do cérebro, como cerebelo e gânglios da base, são utilizadas nestas brincadeiras.

4. Perna de lata, jogar amarelinha, cama de gato, pular corda, elástico, andar de carrinho de rolimã ou de pega-pega

Como mexer com o corpo físico desperta a habilidade motora, a inteligência corporal sinestésica é trabalhada nestas brincadeiras que, além disso, ainda queimam calorias e pode ser uma boa introdução ao esporte.

5. Bater bafo (bater figurinhas)

Estimulam a inteligência emocional.

6. Colecionar figurinhas

A memória, a atenção e outras habilidades sociais são saudavelmente provocadas com esse hábito que aciona o circuito do prazer.

7. Ter um pet

Trabalha a empatia, desenvolve sentimentos e emoções além de aquecer as habilidades sociais.

8. Empinar pipa

Essa brincadeira envolve vários processos desde a psicomotrocidade ao montar a pipa, compreender o mundo físico como o vento que fará a pipa voar e assim, a inteligência física e interpessoal são estimuladas.

9. Vivo ou morto, gato-mia e passa anel

Ponderar atitudes provocam o controle inibitório nesses tipos de brincadeiras que ainda estimulam a atenção.