Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Desencantada

Desencantada: Por que a sequência de 'Encantada' demorou 15 anos para ser lançada?

'Desencantada', sequência de 'Encantada', chegou ao Disney+ na última sexta-feira (18)

Daniela Bazi Publicado em 19/11/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Encantada' (2007) - Reprodução/Disney
Cena do filme 'Encantada' (2007) - Reprodução/Disney

Estreou nesta sexta-feira, 18, no Disney+ o filme “Desencantada”, esperada sequência do clássico lançado em 2007 que conta a históra de Giselle (Amy Adams), princesa de Andalasia que deixa o seu reino encantado e vai parar na caótica Manhattam, nos Estados Unidos.

Já o novo filme mostra Giselle e sua família se mudando para um novo lar no subúrbio de Monroeville, onde a comunidade é supervisionada por uma mulher chamada Malvina Monroe (Maya Rudolph), e que possui intenções nefastas para a família.

Com a chegada de alguns problemas, Giselle deseja que suas vidas sejam perfeitas como no mundo fantástico de Andalasia. O feitiço para que isso aconteça acaba saindo pela culatra, e agora Giselle precisa correr para salvar sua família e sua terra natal antes do relógio bater meia-noite.

Na época em que o primeiro filme foi lançado, o grande sucesso da trama acabou surpreendendo muitas pessoas. Ao total, “Encantada” arrecadou aproximadamente 340,5 milhões de dólares, além de receber inúmeros elogios feitos pela crítica especializada devido à sua incrível releitura de alguns clássicos contos de fada da Disney, comédia e números musicais contagiantes.

Com esse enorme sucesso, não demorou muito para que o público começasse a pedir por uma sequência — que realmente chegou, mas apenas 15 anos depois da estreia do primeiro longa.

Por que isso aconteceu?

Em 2021, o ator Patrick Dempsey, responsável por interpretar o marido de Giselle, Robert, revelou em uma entrevista para a Variety que o segundo filme de “Encantada” demorou tanto para sair devido à grande divergências de ideias entre os roteiristas para a trama da nova produção.

“Todos os anos eles diziam, 'Nós vamos fazer isso. Vai ser feito', mas ninguém conseguia concordar com o roteiro. É um filme tão importante para eles e é uma sátira. Não é um filme típico da Disney. É um pouco fora da marca. No entanto, damos honra a todos os filmes da Disney que vieram antes e agora eles finalmente descobriram. E temos idade suficiente, então é como um filme de crise da meia-idade”, declarou Patrick.

Longas discussões

De acordo com o portal ScreenRant, as conversas para a produção da sequência de “Encantada” começaram três anos após o lançamento do primeiro filme. Na época, a Disney estava planejando lançar o filme no ano de 2011, com rumores de que Anne Fletcher e Jessie Nelson trabalhariam como diretora e roteirista, respectivamente.

No entanto, o compositor musical da obra, Alan Menken, deu uma declaração afirmando que ainda não estava ciente de quais seriam os planos reais do estúdio. Além disso, o ator James Marsden, responsável por dar vida ao príncipe Edward, também se pronunciou sobre a sequência, onde disse acreditar existir um tempo limite para que ela fosse elaborada, já que os atores da franquia estavam envelhecendo.

encantada
James Marsden e Indina Menzel em 'Desencantada' / Crédito: Divulgação/Disney

O segundo filme de “Encantada” finalmente começou a dar seus primeiros passos em 2014, quando a Disney contratou J. David Stem e David N. Weiss, de “Shrek 2”, para ficarem responsáveis pelo roteiro, e Anne Fletcher como diretora. Porém, os planos começaram a mudar quando dois anos depois foi noticiado que Adam Shankman, diretor “Hairspray”, estava em negociação para dirigir a sequência.

Shankman acabou sendo realmente contratado, e as filmagens foram previstas para iniciar no ano de 2017 — mas o roteiro não ficou pronto a tempo. Em 2018, Adam afirmou que as canções originais do novo longa só seriam escritas após a finalização do roteiro, que até maio de 2019 permanecia sem sinal verde da Disney por ainda estar sendo discutido pelos roteiristas. Para tentar resolver esse enorme problema que se prolongou por anos, Shankman se uniu a equipe como co-roteirista um ano depois.

“Desencantada” só foi anunciado oficialmente em dezembro de 2020, durante o Dia dos Investidores da Disney, após 10 anos de discussão de roteiro. Já o lançamento oficial da sequência aconteceu na última sexta-feira, 18, perto de completar 15 anos do lançamento de “Encantada”.