Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Personagem

Descubra quem é Wong, o novo Mago Supremo do MCU

Confira os detalhes da história de Wong desde as origens até as mudanças que o personagem sofreu para as telonas

Izabela Queiroz Publicado em 10/05/2022, às 15h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wong em imagem promocional de Doutor Estranho - Divulgação/Marvel Studios
Wong em imagem promocional de Doutor Estranho - Divulgação/Marvel Studios

Interpretado por Benedict Wong, Wong surgiu no Universo Cinematográfico Marvel em 2016 através do filme “Doutor Estranho” onde desempenhava o papel do sério bibliotecário de Kamar-Taj, além de ser um dos mentores de Stephen Strange —mas nem sempre foi assim.

Quem era Wong nos quadrinhos?

Criado por Stan Lee e Steve Ditko, Wong surgiu pela primeira vez nas comics da Marvel através da edição “Strange Tales #110”, onde era retratado com diversos estereótipos asiáticos e desempenhava uma função bem diferente da vista no MCU, já que na história, o personagem era um ajudante pessoal e o empregado dedicado a servir a Strange.

Apesar de aparecer em diversos momentos, ele era apenas um coadjuvante, e esse atributo fez com que Wong permanecesse sem um nome revelado por quase uma década, sendo identificado apenas na 119º edição de “Strange Tales”.

Wong
Wong (Earth-616) na HQ New Avengers Vol 2 / Crédito: Divulgação/ Marvel Comics

A origem de Wong

Ainda nas HQs, descobrimos que Wong não só vem de uma família de monges que vive em Kamar-Taj, mas também que é descendente direto de Kan, o monge que foi manipulado pelo feitiço do vilão de uma dimensão alternativa, Vung, responsável por usar Kan para derrotar os Reis Magos e dominar aquela realidade.

Vale lembrar que, com a missão concluída, Kan foi enviado de volta para a China, onde demonstrou estar extremamente arrependido do que fez e realizou uma promessa: assegurar que todo filho primogênito de sua linhagem servisse aos místicos que usassem suas forças para o bem, a fim de que erros como o dele não fossem repetidos — e assim foi feito em todas as gerações que precedem a de Wong.

Por que o personagem foi alterado no MCU?

Devido as polêmicas que envolveram a adaptação do Ancião realizada pela atriz Tilda Swinton, retratar um chinês como um mordomo não era uma opção. Dessa forma, o diretor Scott Derrickson apenas pensou em não inserir Wong no longa.

No entanto, a decisão foi reavaliada e, ao invés de retirar o personagem, Wong sofreu algumas mudanças em suas características. Assim, ele passou a ser também um mestre nas artes místicas, ajudando a ensinar a Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) os conceitos para dominar a magia.

Importância para o MCU

Além disso, ao longo dos anos, Wong foi ganhando ainda mais destaque nas produções cinematográficas da Marvel, resultando em aparições nos filmes “Vingadores: Guerra Infinita” (2018) e "Vingadores: Ultimato" (2019).

Neste último, Wong subiu mais um degrau na escada de importância no MCU, visto que ele se tornou o Mago Supremo da Magia, título que antes pertencia a Strange, mas que devido ao seu desaparecimento por cinco anos, foi repassado a Wong.

Ademais, o Mago Supremo teve participação em “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” (2021) onde contracenou com personagens importantes como a Capitã Marvel e Bruce Banner, e por fim em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” onde é responsável por ajudar Strange a restaurar o mundo em constante mudança após a abertura do Multiverso.