Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Hércules

Descubra como seria 'Hércules' caso a Disney seguisse a mitologia

Descubra algumas diferenças entre a animação e o mito grego de Hércules

Sofia Luppi Publicado em 24/04/2023, às 13h57 - Atualizado em 28/04/2023, às 18h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação Hércules (1997) - Reprodução/ Disney
Cena da animação Hércules (1997) - Reprodução/ Disney

Em 1997, a Disney lançou a animação “Hércules”, que conta a história do filho dos deuses Hera e Zeus, que leva o mesmo nome, e que acaba sendo capturado por Hades, perdendo todos os seus poderes, inclusive sua imortalidade. A trama acompanha o protagonista tentando reconquistar seu lugar de direito no Monte Olímpio.

O filme se baseou no mito de Hércules, presente na mitologia grega, mas contou com inúmeras mudanças. Vale lembrar que os próprios mitos da Antiga Grécia possuem várias versões, porém, todas passam a mesma mensagem. Por conta disso, a RECREIO trouxe algumas diferenças entre a produção da Disney e a versão mais conhecida do mito grego, além de outras diferenças presentes nessa mitologia. Confira tudo isso na lista a seguir!

1. Vilão diferente

Hades é o grande vilão do filme, além de ser um dos mais carismáticos da Disney. Contudo, no mito, a vilã é Hera, deusa das mulheres e do casamento. Na história grega, ela nem é mesmo a mãe de Hércules, mas sim sua inimiga!

Hera com Hércules bebê na animação 'Hércules' (1997)
Hera com Hércules bebê na animação 'Hércules' (1997) / Crédito: Reprodução/ Disney

O mito mostra que, mais uma vez, Zeus traiu Hera e teve um filho com uma mortal. Sendo assim, no conto, Hércules é um semideus: metade deus, metade humano. Irritada com mais uma traição, Hera decide puni-lo, fazendo ele perder seus poderes de semideus. Nessa versão, Hades só seria um dos obstáculos para que ele conseguisse ter seus poderes de volta.


2. As Musas

As Musas em uma cena da animação 'Hércules' (1997)
As Musas em uma cena da animação 'Hércules' (1997) / Crédito: Reprodução/ Disney

Um dos pontos altos do filme é a presença das Musas, que além de serem ótimas cantoras, vão narrando os acontecimentos da trama de maneira leve e divertida. Na animação, são representadas apenas cinco, porém, na mitologia grega existiam nove.   

Na produção de 1997, são representadas as musas Calliope, Clio, Melponene, Terpsicore e Thalia. Se o filme seguisse fielmente a mitologia grega, a Disney precisaria incluir as demais, que são Erato, Euterpte, Polyhymnia e Urania.


3. O treinador de Hércules

Quando Hércules descobre que é um deus, na versão da Disney, ele vai atrás do sátiro Philoctetes, mais conhecido como Phil. O personagem se torna o treinador do protagonista, para que ele de fato se torne um herói e consiga voltar ao Monte Olímpio.

O sátiro Phil
O sátiro Phil. / Crédito:Reprodução/ Disney

Já no mito grego, não é um sátiro que ensina tudo para o semideus, e sim um centauro de nome Chiron. A criatura era um renomado treinador de heróis, além de ser sábio, paciente e habilidoso. Mas temos que admitir que ele não teria a mesma graça que o rabugento do Phil.


4. Pegasus

Hércules e Pegasus
Hércules e Pegasus. / Crédito: Reprodução/ Disney

Assim como outros protagonistas da Disney, Hércules também possui um melhor amigo ao seu lado: Pegasus, o cavalo alado. O animal está sempre a disposição do herói e se mantém leal durante todo o filme. Entretanto, para a infelicidade de muitos, o personagem não existe no mito.

A criatura existe na mitologia grega, mas não está presente no mito de Hércules. Na realidade, o cavalo alado está ligado mais ao herói grego Beleronfonte, que é filho de Poseidon.


5. Nome diferente

Se a animação seguisse fielmente o mito, não se chamaria Hércules. Isso porque, na versão grega, o herói se chama Héracles. O nome que conhecemos nos dias de hoje é, na verdade, romano, que ficou mais popularizado e acabou sendo o que as pessoas mais se lembram quando comentam sobre o mito.