Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Crepúsculo

Crepúsculo: Qual é a história de origem de Caius?

Saiba detalhes que nunca haviam sido revelados sobre o passado de Caius, da saga Crepúsculo

Sofia Luppi Publicado em 05/06/2023, às 15h56 - Atualizado em 12/06/2023, às 11h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jamie Campbell Bower como Caius na saga Crepúsculo - Reprodução/ Paris Filmes
Jamie Campbell Bower como Caius na saga Crepúsculo - Reprodução/ Paris Filmes

Existem muitos personagens na saga Crepúsculo que não tiveram suas histórias contadas por completo, e Caius é um desses. O personagem, que nas telonas foi vivido por Jamie Campbell Bower (Stanger Things), não tem muito destaque nos livros escritos por Stephenie Meyer e possui pouquíssimo tempo de tela nas adaptações cinematográficas. Por isso, os fãs desse universo não sabem muito sobre o passado desse vampiro, que é um membro do alto escalão do clã Volturi.

Contudo, através do livro “The Twilight Saga: The Offical Illustrated Guide” (em tradução livre, A Saga Crepúsculo: O Guia Oficial Ilustrado), os fãs puderam saber um pouco mais sobre determinadas histórias, com o maior número de detalhes possíveis — incluindo o passado de Caius.

A História de Caius

Apesar de Aro ser o líder dos Volturis, Caius é o mais velho. Ele nasceu por volta de 1300 a.C., e foi transformado em vampiro aos 40 anos, o que é atipicamente velho se comparamos aos demais seres imortais da saga. Não se sabe ao certo o motivo e como Caius se tornou vampiro, porém, fica claro que logo depois de sua transformação, ele conhece Athenodora, sua companheira de vida eterna.

Aro estava procurando por um vampiro poderoso e ambicioso que se juntasse a ele e a Marcus para formar um clã inabalável, com o intuito de vencer os romenos, grupo de vampiros mais poderosos da época. Quando conheceu Caius, viu nele um potencial por conta de seu ódio ilimitado. Assim, Caius se tornou um membro dos Volturi, juntamente com sua companheira.

Mas, antes mesmo desse encontro com o líder dos Volturi, Caius já tinha enfrentado os romenos, fazendo com que ele tivesse um rancor pelo clã, o que ajudou ainda mais sua interação com Aro. Enquanto Caius se preocupava em atacar o clã, Aro queria conquistar poder, e um viu no outro a chance de realizar seus desejos. Os Volturis mataram todos os romenos, e se consagraram como os vampiros mais poderosos da saga Crepúsculo.

Mesmo após a vitória, a raiva de Caius não diminuiu. O vampiro jurou acabar com toda a espécie de lobisomens depois de quase morrer devido a um encontro que teve com um metamorfo. Ele sempre caçava os lobisomens para tentar exterminar os grupos e a tribo Quileute, que Jacob faz parte, teve sorte desse ser imortal nunca ter ido em descontar sua raiva em Forks.

Além de seu ódio constante, outro ponto que tornou Caius essencial para os planos de Aro era sua determinação e suas paranoias, além do medo intenso. Essas características permitiam que ele defendesse o clã mesmo sem nenhum poder — sem contar que ele era um seguidor fiel de Aro.

Outra coisa em que Caius caçava sem se cansar eram as crianças imortais. O vampiro passou anos em busca das crianças que foram transformadas em vampiros e que não tinha capacidade de controlar suas habilidades. Esses pequenos imortais se tornaram uma grande ameaça ao controle dos Volturi e Caius, ao lado dos gêmeos Alec e Jane, se tornou o principal vampiro responsável por achar e executar esses pequenos.

Assim como Marcus, a história de amor de Caius não teve um final que ele desejava. Quando a trama da saga Crepúsculo começa, Caius e Athenodora continuam juntos, mas ela acabou ficando presa com a companheira de Aro. As duas vampiras estão em uma prisão gloriosa para evitar que sejam assassinadas, como aconteceu com a companheira de Marcus, irmã de Aro.

Porém, vale lembrar que Aro assassinou a própria irmã, pois achava que tanto ela quanto Marcus iriam dar as costas para ele, devido ao seu amor. Mas o líder dos Volturi nunca revelou que ele foi responsável pela morte da irmã, e assim ele usou a desculpa de prender as companheiras em uma prisão para que elas não sofressem o mesmo destino cruel.

Para compensar o sofrimento em separar o casal, Aro garantiu que um vampiro que conseguia controlar mentes fizesse que tanto Caius quanto Athenodora, pensassem que estavam felizes com essa suposta proteção. Mesmo assim, Caius não conseguia se convencer de que viver eternamente valia qualquer poder. Logo nos primeiros acontecimentos da história de Crepúsculo, o vampiro começa a questionar a decisão de Aro em manter as companheiras presas.