Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Crepúsculo

Crepúsculo: Por que Renesmee quando bebê foi feita de CGI?

Descubra o motivo para que no último filme da saga Crepúsculo, a filha de Edward e Bella foi feita através de um CGI que não agradou os fãs

Sofia Luppi Publicado em 10/05/2023, às 14h44 - Atualizado em 18/05/2023, às 11h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A bebê Renesmee em 'Amanhecer - Parte 2' (2012) - Reprodução/ Paris Filmes
A bebê Renesmee em 'Amanhecer - Parte 2' (2012) - Reprodução/ Paris Filmes

Em 2012, o filme “A Saga Crepúsculo: Amanhecer — Parte 2” chegou aos cinemas. O longa, que fechou a franquia de filmes de Crepúsculo, foi muito aguardado pelos fãs, contudo, o que ninguém esperava era que o CGI utilizado no filme seria tão repercutido nas redes sociais — e não de uma forma tão positiva.

Na produção, podemos ver pela primeira vez Renesmee, a filha de Bella e Edward. A menina era metade humana e metade vampira, sendo assim, não era uma bebê comum. Apesar de ter toda a fisionomia de uma criança humana, ela era mentalmente mais madura que os demais bebês — e o longa precisava transmitir isso ao público.

Dessa forma, foi decidido que o rosto de Renesmee seria feito com efeitos visuais, para que pudesse passar o visual de um recém-nascido mais maduro. No entanto, o CGI não combinou com o restante do corpo da criança, o que fez com que a menina ficasse esquista nas telonas. Veja!

Cena do filme 'Amanhecer - Parte 2' (2012)
Cena do filme 'Amanhecer — Parte 2' (2012) / Crédito: Reprodução/ Paris Filmes

E as coisas poderiam ter sido ainda pior! A decisão de usar CGI só foi tomada após a tentativa da produção de usar um boneco mecânico que era tão assustador que foi batizado nos bastidores de “Chuckesmee”. O mecanismo pesava 27kg, e dois membros da produção, que ficavam no chão, próximo aos atores, comandavam os movimentos, assim como uma marionete. No final, os atores não ficaram nem um pouco confortáveis com aquela bebê.

O boneco só foi revelado ao público em uma matéria extra da franquia, onde mostrava os alguns dos bastidores dos filmes baseados nas obras de Stephenie Meyer. Segundo o The Guardian, a produtora Wyck Godfrey revelou que Chuckesmee era “um dos bebês animatrônicos mais aterrorizantes que nunca foram vistos em filme”.

Apesar da Chuckesmee ficar de fora da história, o uso do CGI quase arruinou o longa. Isso porque quando as pessoas saiam do cinema, não comentavam sobre a trama do capítulo final da saga, mas sim sobre o efeito visual de péssima qualidade. Além disso, qualquer cena em que o bebê computorizado aparecia, ele tirava o foco do momento, distraindo os telespectadores da narrativa.

Quando Renesmee deixa de ser uma bebê — o que acontece rápido, já que ela é uma híbrida —, a personagem foi interpretada pela atriz Mackenzie Foy, que, na época, tinha 11 anos.

Série de Crepúsculo

Em abril, a Lionsgate anunciou que fará um remake da saga Crepúsculo no formato de série. Um dos principais objetivos de recontar essa história do zero é poder abordá-la como novos elementos narrativos e novos efeitos visuais. É provável que a bebê Renesmee não seja um boneco eletrônico ou feito de um CGI de qualidade duvidosa.