Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Turma da Mônica

Como surgiu o Horácio, de Turma da Mônica?

Descubra detalhes da história do personagem e sua similaridade com o criador das histórias de Turma da Mônica

Izabela Queiroz Publicado em 13/08/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Horácio, de Turma da Mônica - Reprodução/ Mauricio de Sousa Produções
Horácio, de Turma da Mônica - Reprodução/ Mauricio de Sousa Produções

Ao longo dos mais de 60 anos desenvolvendo histórias, Mauricio de Sousa criou diversos personagens, cada um deles com características únicas e surpreendentes. Dentre esses está Horácio, o bondoso dinossauro verde com bolinhas vermelhas, filhote de tiranossauro rex.

O animalzinho jurássico que contraria sua natureza selvagem, é super do bem e, inclusive, adota uma alimentação vegetariana. Em suas histórias, Horácio é situado em uma saga incansável a fim de encontrar sua mãe, no entanto, durante a sua jornada acaba trazendo diversas reflexões, fazendo novas amizades, e é claro, fugindo do charme da dinossaura Lucinda — Mas, como ele surgiu?

Os primeiros passos

Horácio ganhou suas primeiras tirinhas solo através da Folhinha de São Paulo, em 1963, onde foi revelado que o pequeno dinossauro nasceu órfão, visto que seu ovo acabou se separando dos demais, tendo no primeiro momento, apenas o a lua brilhante como companhia.

Logo mais, Horácio acabou sendo encontrado por Piteco, que cuidou do dino por algum tempo até que ele embarcasse no sonho de finalmente encontrar a sua mãe.

Inspiração próxima?

O visual do animalzinho verde teve uma inspiração no passado de seu criador, visto que na CCXP Worlds 2021, Mauriciorevelou que Timinho, um colega de sala que estudava em Mogi das Cruzes, cidade da Grande São Paulo foi o responsável por ser a força inspiradora para o desenvolvimento do personagem.

Além disso, de acordo com o Splash Uol, o primeiro esboço de Horácio foi criado quando Mauricio foi convidado para desenhar um cartaz para o baile de formatura da oitava série.

Alter ego de Mauricio?

Apesar do visual ter sido inspirado em Timinho, muito da personalidade e filosofia de vida de Horácio advém de seu criador, visto que em 2015, Mauricio afirmou que o dinossaurinho, era seu álter ego.

Eu interpreto todos os personagens quando estou os desenhando. E de fato, o Horácio é o mais parecido comigo. Dizem que ele é meu alter ego, e é verdade", confirmou em entrevista à rádio BandNews FM.

Em entrevista mais recente, publicada em 2021 pela Folha de S. Paulo, o cartunista voltou a afirmar que o personagem o representa:

O Horácio é meio que meu álter ego e tem uma filosofia de vida muito próxima a minha. Falar através de um animal nos da mais liberdade. Pode sugerir melhores comportamentos, por incrível que pareça.”

Além disso, com o passar dos anos, Mauricio passou a contar com uma equipe para ajuda-lo a desenvolver novas histórias para os seus personagens, no entanto, no bate-papo com a Folha de S. Paulo, o artista contou que Horácio é o único que segue sendo produzido exclusivamente por ele.

Sempre criei e desenhei as histórias do Horácio. É o único personagem que não consegui repassar para minha equipe. Talvez porque eu tenha nele minha voz interior”, revelou.