Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

A camisa do Brasil sempre foi amarela?

Descubra a história e todos os detalhes sobre a criação do uniforme da seleção brasileira

Izabela Queiroz Publicado em 28/11/2022, às 16h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Casemiro e Vinícius Jr. durante a partida de Brasil x Suíça na Copa do Mundo do Catar - Getty Images/ Robert Cianflone
Casemiro e Vinícius Jr. durante a partida de Brasil x Suíça na Copa do Mundo do Catar - Getty Images/ Robert Cianflone

Entrando em campo com o tradicional uniforme verde e amarelo, o Brasil venceu a Suíça por 1 a 0 nesta segunda-feira, 28, conquistando assim a aguardada vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo, e gerando muita comemoração dentro e fora de campo após uma partida suada.

Com a vitória garantida através do gol de Casemiro, as cores da bandeira presentes no uniforme da seleção brilharam no gramado novamente, trazendo esperança de que a camisa amarelinha que carrega os 5 títulos mundiais de futebol, receba o seu sexto ainda esse ano. Mas, sabia que o uniforme dos jogadores nem sempre teve essa coloração?

Deu branco

A primeira partida de futebol disputada pela seleção brasileira foi realizada em 1914, logo após oito associações se unirem para a criação da Federação Brasileira de Sports (FBS). No entanto, ao invés de entrarem em campo com o uniforme colorido já conhecido, os jogadores utilizavam calções, meiões e camisas de uma única cor: o branco.

Apesar de, dois anos depois, a FBS ter passado a se chamar Confederação Brasileira de Desportos (CBD), a nova instituição não realizou grandes mudanças na camisa do Brasil ao longo dos anos, incluindo apenas alguns detalhes coloridos de tempos em tempos.

Novo uniforme

Vinícius Jr.
Vinícius Jr. durante a partida de Brasil x Suíça na Copa do Mundo do Catar / Crédito: Getty Images/ Clive Brunskil

No entanto, na copa de 50, o Brasil não conseguiu vencer o Uruguai no estádio do Maracanã, fazendo com que a crença de que a camisa branca trazia azar a seleção brasileira fosse intensificada. Assim, foi decidido que a coloração deveria ser alterada.

Para isso, em 1952, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) se uniu ao jornal Correio da Manhã para a criação de um concurso que trouxesse para o uniforme mais da identidade nacional, tendo como regra, o envio de esboços utilizando as quatro cores da bandeira do Brasil.

O vencedor foi Aldyr Garcia Schlle, morador do Rio Grande do Sul que, na época, tinha apenas 19 anos. O jovem desenhista sugeriu que a camisa fosse amarela com detalhes verdes, enquanto as cores azuis e branco poderiam ser usadas nos calções e meiões.

A ideia foi aprovada e logo ganhou força, passando a ser vista em todas as competições internacionais a partir de então, e se tornando símbolo nacional há cerca de 70 anos.

O que significam as cores?

As cores presentes no uniforme e na bandeira do Brasil foram escolhidas na época do Império, onde o verde representava a cor da casa de Bragança (família de Dom Pedro I) e o amarelo a cor da casa de Lorena (pertencente à arquiduquesa dona Leopoldina, esposa de Dom Pedro I).

No entanto, o significado da coloração foi alterado após a Proclamação da República, visto que o verde passou a representar a vasta natureza nacional e o amarelo a riqueza mineral presente nos solos brasileiros.