Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

BTS: Como surgiu a frase "I Purple You"?

Descubra como foi criada e qual o significado da frase "I Purple You", usada com frequência entre fãs e membros do grupo BTS

Redação Publicado em 23/05/2024, às 18h20 - Atualizado em 24/05/2024, às 11h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da BTS FESTA 2022 - Divulgação/ BigHit Music
Imagem promocional da BTS FESTA 2022 - Divulgação/ BigHit Music

O BTS foi criado em junho de 2013 pela BigHit Music (na época, Big Hit Entertainment), ganhando novos fãs a cada dia, há uma década. Pensando nisso, caso você seja novo no fandom (conhecido como ARMY), já pode ter ser perguntado como o roxo se tornou a cor responsável por representar o grupo, visto que essa tonalidade pode ser facilmente encontrada nas diversas formas de comunicação e conexão com os fãs.

A verdade é que tudo começou em 13 de novembro de 2016, no 3rd Muster realizado em Seul, Coreia do Sul, quando Taehyung, mais conhecido como V, criou a expressão "I Purple You" (em inglês) ou “Borahae” (em coreano), que é uma combinação das palavras "I love you" (eu te amo) e “purple” (roxo). Na ocasião, ele disse:

Você sabe o que roxo significa? Roxo é a última cor do arco-íris e significa ‘eu vou confiar e amar vocês por um longo tempo’”, levando os fãs aos gritos. “Acabei de inventar isso”, ele esclareceu em seguida. “Gostaria de poder ver vocês por um longo tempo como no significado de roxo. Nós sempre vamos confiar em vocês e subir as escadas com vocês”.

Representando amor, confiança e lealdade entre os membros do grupo e o fandom, a ideia de como a frase surgiu na mente de V foi explicada pelo próprio idol no Special Talk Show — Let’s BTS da KOKOWA TV em 2021, onde ele disse:

O tempo todo o ARMY cobriu suas ARMY Bombs com uma cúpula roxa, que a deixava roxa. Eu estava pensando entre as performances e a ideia apenas veio na minha mente. Pense no arco-íris. Dizem que o arco-íris é a juventude ou a vida. O roxo é a última cor. Eu só queria dizer que vamos conversar, confiar, depender, amar e gostar um do outro até o fim. Eu só disse, sem saber que ficaria tão grande.”

A frase se tornou um símbolo importante para o BTS, tornado a cor roxa significativa para o grupo, usada até mesmo em campanhas de marcas globais como Samsung e McDonald, visto que essa última, incorporou o termo nas embalagens roxas das BTS Meals, tornando-as itens colecionáveis para os fãs.

Além disso, em 2018, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), também usou a frase em um vídeo especial de agradecimento ao grupo pela campanha “LOVE MYSELF”, onde o BTS ajudou a arrecadar dinheiro para uma iniciativa para acabar com a violência contra crianças. Dessa forma, Henrietta H. Fore, diretora-executiva da empresa, disse: “We here at UNICEF purple you”.

Vale lembrar que a HYBE (conglomerado que tem a BIGHIT como subsidiária) tentou patentear o termo “I purple you”, mas o Escritório de Propriedade Intelectual da Coreia do Sul (KIPO) não permitiu, visto que, mesmo que V tenha um contrato estabelecido com a empresa, foi ele quem usou a frase primeiro, sendo o único com direito sob ela, como explicado pela Billboard em outubro de 2022.

“Aceitamos que o requerente tenha registado uma marca que seja semelhante ou igual a uma marca comercial utilizada por uma pessoa diferente que tenha uma relação contratual ou de trabalho, como parceria ou emprego”, disse a KIPO sob V deter a propriedade intelectual da frase.