Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Avatar 2: Quem é o pai de Kiri?

Uma das maiores dúvidas do universo criado por James Cameron surgiu no novo filme da franquia, ‘Avatar: O Caminho da Água’

Izabela Queiroz Publicado em 12/01/2023, às 16h23 - Atualizado em 18/06/2023, às 11h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kiri, personagem de ‘Avatar: O Caminho da Água’ - Divulgação/ 20th Century Fox
Kiri, personagem de ‘Avatar: O Caminho da Água’ - Divulgação/ 20th Century Fox

Logo nos primeiros minutos de ‘Avatar: O Caminho da Água’, novo longa-metragem da 20th Century Studios, o público recebe atualizações sobre alguns dos principais acontecimentos da vida dos protagonistas Jake Sully e Neytiri desde os eventos apresentados no filme ‘Avatar’ (2009), visto que os últimos 13 anos em Pandora renderam ao casal uma bela família formada por três filhos biológicos e uma adotiva, todos eles com personalidades totalmente distintas.

O mais velho entre eles é Neteyam que age como o exemplo a ser seguido entre os irmãos. Logo após vem o impulsivo Lo'ak e a caçula da família, a inocente Tuk. Já a filha adotiva é Kiri, a mística filha biológica da Dra. Grace Augustine que possui uma incrível conexão com a natureza e com os animais da diversa lua extrassolar habitável quue pertence ao Sistema Alpha Centauri.

A história, que gira em torno das relações familiares e dos desafios e ameaças que surgem para prejudicá-las após mais de uma década, apresenta, em meio a reviravoltas, grandes mistérios com relação às origens das crianças. Dentre as questões sem soluções, que vão desde as suas características físicas até quem são seus verdadeiros antecessores, se encontra a pergunta: Quem é o verdadeiro pai de Kiri?

A verdade, é que a resposta não está inclusa no filme, mas isso não impediu que internautas e fãs da história criassem teorias com base nas pistas deixadas pelo diretor James Cameron dentro das duas obras já lançadas da franquia. Pensando nisso, explicaremos as duas principais teorias formuladas a seguir. Confira a seguir!

Dr. Norm Spellman

Dr. Norm Spellman
Dr. Norm Spellman. /Crédito: Reprodução/20th Century Fox

Antes da revelação de como foi o nascimento de Kiri e a exposição da conexão que a jovem tem com a natureza do planeta alienígena, parte do público acreditava que o Dr. Norm Spellman, personagem de Joel David Moore, pudesse ser o pai de Kiri.

Isso porque, o cientista que estava disposto a saber tudo sobre Pandora e adquirir todos os conhecimentos que Grace poderia lhe fornecer a respeito do local, estava ao lado da especialista do universo Na’vi grande parte do tempo, o que poderia sugerir que eles pudessem ter vivido um romance secreto.

Embora a ideia tenha ganhado força antes da estreia do filme, essa possibilidade de interpretação parece ter sido adiantada por Cameron, visto que em uma das cenas de ‘O Caminho da Água’ a história é rapidamente descartada, surgindo como uma piada enquanto Kiri, Lo'ak e Spider vão ao laboratório de Norm para visitar o avatar de Grace.

Eywa deu vida a Kiri?

Jake e Neytiri
Cena de 'Avatar: Caminho da Água’. /Crédito: Reprodução/20th Century Fox

Em ‘O Caminho da Água’ é explicado que Kiri nasceu depois do falecimento de Grace. No primeiro filme, a cientista foi atingida por Quaritch e estava a beira da morte quando foi levada para o local sagrado conhecido como Árvore das Almas, onde os Na’vi tentaram transferir a consciência da Dra. Augustine para o seu avatar.

No entanto, o ritual não foi concluído e Grace morreu afirmando que agora ela estava com Eywa, a deusa da tradição Na’vi,  e finalmente havia encontrado a paz. O avatar então vazio da Dra. Augustine deu à luz a criança, apesar de não ter nenhuma consciência.

É nesse momento que se encaixa a nova teoria, visto que há a possibilidade do ritual tenha produzido outro resultado: gerar uma vida. Assim, Kiri seria uma nova versão de Grace, o que explicaria o porquê a atriz Sigourney Weaver é responsável por dar vida as duas personagens.

Além disso, justificaria também a conexão de Kiri com os elementos de Pandora, visto que ela é capaz de permanecer debaixo d’água sem respirar por muito mais tempo que seus irmãos e até mesmo se comunicar com as criaturas do local sem nenhum esforço, o que poderia ser resultado de sua ligação com a divindade.

Ainda, alguns fãs levantaram também a hipótese de que Kiri possa ser uma reencarnação não de Grace, mas sim, de Eywa. A chance de que isso possa ser verdade e de que a personagem possa ser como uma espécie de 'Jesus de Pandora' foi comentada pelo casal de roteiristas responsável pelo filme, Rick Jaffa e Amanda Silver, em bate-papo concedido a Variety.

Acho que nunca falamos sobre ela especificamente como um Jesus Na’vi”, disse Jaffa. “Mas é um mistério”, acrescentou Silver. “Nós realmente não podemos falar sobre isso”. “Nós estabelecemos essas perguntas”, afirmou Jaffa. “Queremos que as pessoas falem e pensem sobre essas coisas.”

Apesar de não terem confirmado, a possibilidade foi deixada em aberto: “Definitivamente, existe a sensação de que Kiri está inegavelmente e profundamente conectada a Eywa da mesma forma que Grace estava”, completou Silver.