Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Avatar 2: Qual o significado das tatuagens dos Metkayina?

Diferente da tribo de Neytiri, o padrão na pele do novo clã apresentado em ‘Avatar: O Caminho da Água' não é uma marca de nascença

Izabela Queiroz Publicado em 16/01/2023, às 18h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ronal e Tonowari em ‘Avatar: O Caminho da Água - Divulgação/ 20th Century Fox
Ronal e Tonowari em ‘Avatar: O Caminho da Água - Divulgação/ 20th Century Fox

Apresentados em ‘Avatar: O Caminho da Água', os Metkayina são os habitantes da área litorânea de Pandora. O novo clã do universo criado por James Cameron é o responsável por abrigar Jake Sully (Sam Worthington), Neytiri (Zoë Saldaña) e seus quatro filhos, 13 anos após os primeiros ataques do Povo do Céu vistos em ‘Avatar’, filme de 2009.

A tribo que possui tom de pele esverdeado, olhos azuis, braços fortes com nadadeiras e caudas semelhantes a remos, características desenvolvidas para que pudessem viver nos oceanos do planeta alienígena, conta ainda com mais um ponto que chama a atenção em sua aparência física: as muitas tatuagens. 

Os significados das tatuagens dos Metkayina

De acordo com o Screenrant, as primeiras tatuagens do clã da água são realizadas em todos os habitantes depois de completarem o "iknimaya", ou seja, após finalizarem todos os ritos de passagem da adolescência para a vida adulta.

Os Metkayina são os únicos entre a população inteira de Pandora que marcam seu corpo, além do que, os desenhos são diferentes para cada um dos indivíduos do clã, visto que trazem grande significados espirituais e são consideradas presentes de Eywa, a divindade dos Na’vi

Ainda assim, há também significados por trás de cada local das tatuagens. Por exemplo, o líder dos Metkayina, Tonowari (Cliff Curtis), tem tatuagens que percorrem por todo o seu corpo, sendo as realizadas em seu rosto, pescoço e peito para simbolizar a segurança da ilha central em que o clã vive. Já as marcações nos ombros dele simboliza que ele estava apto para proteger os muros da tribo da água de todas as ameaças que pudessem surgir.

Além dessas funções, as tatuagens mostram qual é a função de cada um dentro do clã. Isso porque, quem possui desenhos mais longos e demarcados em seus braços é normalmente o povo que atua na caça no fundo do mar, enquanto aqueles com marcações mais fortes e em maiores quantidades no peito, são os que ajudam dentro da aldeia.

De onde veio a inspiração para a criação dos Metkayina?

O novo clã é inspirado nos maoris, o povo indígena polinésio do continente da Nova Zelândia. Cameron decidiu realizar a retratação dos Metkayina com alusões à cultura do país neozelandês após ter se estabelecido por lá com a esposa e filhos, afirma a revists Veja.

Vale lembrar que atores Māori trabalharam com o diretor em ‘Avatar: O Caminho da Água' para que não houvessem erros ao incorporar elementos da cultura e dos costumes desse povo às tradições dos Metkayina.

Além disso, o filme teve cenas gravadas na Nova Zelândia, país que também servirá de locação para as próximas sequências de Avatar, previstas para que cheguem aos cinemas em 2024, 2026 e 2028. 

A sinopse do novo filme diz: "Ambientado mais de uma década após os eventos do primeiro filme, 'Avatar: The Way of Water' começa a contar a história da família Sully (Jake, Neytiri e seus filhos), os problemas que os seguem, o quão longe eles vão para manter um ao outro seguro, as batalhas que eles lutam para se manterem vivos e as tragédias que enfrentam.". Relembre o trailer!