Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Avatar 2: Os Na'vi são todos iguais? Veja as diferenças entre os Omatikaya e Metkayina

Descubra o que difere a tribo de Neytiri para o novo clã apresentado em ‘Avatar: O Caminho da Água'

Izabela Queiroz Publicado em 10/01/2023, às 16h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de ‘Avatar: O Caminho da Água' - Divulgação/ 20th Century Fox
Cena de ‘Avatar: O Caminho da Água' - Divulgação/ 20th Century Fox

Em ‘Avatar: O Caminho da Água' mais de uma década se passou em Pandora desde a guerra contra a corporação humana Resources Development Administration vista em ‘Avatar’ (2009). No entanto, o longo tempo não impediu que a R.D.A retornasse ao planeta alienígena com o objetivo de eliminar um de seus maiores inimigos: Jake Sully.

Temendo por sua vida e a sobrevivência da tribo Omaticaya, Jake reúne sua família e parte em busca de um novo abrigo que seja desconhecido por seus inimigos. Com isso, o público conhece o clã Metkayina, o povo da água que habita um ambiente totalmente diferente do habitado por Neytiri, seu companheiro e seus quatro filhos até então. Pensando nisso, reunimos abaixo todas as diferenças entre os Omatikaya e Metkayina apresentadas no novo filme. Confira!

O tom da pele

Cena de 'Avatar 2'
Cena de ‘Avatar: O Caminho da Água'. Crédito: Reprodução/ 20th Century Fox

Talvez o ponto de divergência mais notável entre os Omatikaya e Metkayina seja o tom da pele. Isso porque, a tribo que habita as florestas de Pandora possui a pele pigmentada em um tom de azul vibrante, enquanto o clã que mora nas encostas litorâneas tem o azul esverdeado como cor principal em sua pele.

O motivo pelo qual os Metkayina são azuis esverdeados se dá, pois, esse tom permite que eles se misturem perfeitamente com a cor dos oceanos de Pandora, permitindo que eles se escondam de predadores enquanto nadam.

Os braços

Avatar
Cena de ‘Avatar: O Caminho da Água'. Crédito: Reprodução/ 20th Century Fox

Diferente de Neytiri e sua família, os Metkayina possuem braços fortes e grossos com barbatanas, já que adaptados para viver no mar, esse clã tem a anatomia perfeita para percorrer os oceanos de Pandora. 

Caudas

Neytiri
Neytiri, membro do clã Omaticaya. Crédito: Reprodução/ 20th Century Fox

Além dos braços, as caudas também são diferentes, já que a tribo da água tem caudas grossas e com a extremidade semelhante ao de um remo, que lhe permitem nadar com mais facilidade e também se defenderem dos inimigos. Enquanto isso, a tribo da selva tem caudas mais finas e preênseis, ou seja, que permitem que agarrem coisas com facilidade, utilizada para a locomoção dos Omaticaya nas florestas do planeta alienígena.

Olhos

Ronal
Ronal personagem de ‘Avatar: O Caminho da Água'. Crédito: Divulgação/ 20th Century Fox

Em contrapartida com o tom de pele, a diferença entre os olhos dos dois povos de Pandora pode passar despercebida. Isso porque, os Omaticaya tem olhos de coloração amarela, enquanto os Metkayina possuem o tom verde em seu olhar.

Além disso, o clã da água possui um segundo conjunto de pálpebras abaixo das pálpebras principais. Essas pálpebras são translúcidas, permitindo que eles enxerguem de baixo d'água sem danificar os olhos. 

Orelhas

Ainda que esta seja ainda mais difícil de perceber, o tamanho das orelhas das duas tribos são diferentes. Isso porque, a orelha dos Omaticaya é ligeiramente maior que a dos Metkayna e a teoria para que essa diferença ocorra está em sua adaptação aos locais em que habitam, já que é provável que o clã da água tenha essa característica para que menos água entre em seus ouvidos, enquanto o clã da floresta deve ter uma audição mais aguçada para identificar predadores entre as árvores.

Corpo

Dentro da caixinha de aspectos distintos entre as duas tribos está a proporção de tórax e abdômen de cada uma delas, visto que os Metkayina, parecem ter peitos mais largos, ao mesmo tempo em que têm abdômen mais magro, provavelmente para comportar pulmões maiores que os dos Omaticaya para permanecerem na água por mais tempo sem respirar.