Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Apresentado por Jenna Ortega, Pedro Pascal e mais: O que é o Emmy?

A 75ª edição do Emmy Awards acontece nesta segunda-feira, 15. Saiba mais sobre uma das premiações mais importantes da indústria!

Redação Publicado em 15/01/2024, às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estatueta do Emmy Awards - Kevork Djansezian/Getty Images
Estatueta do Emmy Awards - Kevork Djansezian/Getty Images

Nesta segunda-feira, 15, irá acontecer a 75ª edição do Emmy Awards, com transmissão ao vivo do tapete vermelho pelo canal por assinatura E! Entertainment, a partir das 20h (horário de Brasília), e da cerimônia de premiação pelo canal TNT e pela plataforma de streaming HBO Max a partir das 21h30.

Neste ano, o esperado evento contará com um grande time de apresentadores. São eles: Jenna Ortega (Wandinha), Pedro Pascal (The Last of Us), Jodie Foster (NYAD), Brett Goldstein (Ted Lasso), Quinta Brunson (Abbott Elementary), Juno Temple (Ted Lasso) e Stephen Colbert (The Late Show).

Mas, você sabe o que é o Emmy Awards? A RECREIO te explica!

Origem

Considerado como a maior e mais prestigiada premiação voltada para a televisão da indústria americana, o Emmy Awards surgiu em 1946, sendo criado por Syd Cassyd e o presidente Edgar Bergen. Conforme explicado pela CNN Brasil, o nome “Emmy” é inspirado na palavra “immy”, um apelido utilizado para se referir aos tubos presentes nas primeiras câmeras de TV.

Sua primeira edição foi realizada no dia 25 de janeiro de 1949, onde a primeira pessoa premiada na cerimônia foi a atriz e ventríloqua Shirley Dinsdale, que tinha apenas 20 anos de idade, na categoria “Personalidade da TV”.

Nessa época, a premiação era voltada apenas para produções de Los Angeles, porém, a partir da década de 50, as categorias foram expandidas, passando a considerar programas de todos os lugares dos Estados Unidos. Hoje, a cerimônia conta com 45 categorias ao todo.

Desde então, o Emmy Awards passou a ser cada vez mais prestigiado, tornando-se uma das quatro premiações mais importantes da indústria do entretenimento, ao lado do Oscar, Grammy e Tonny.

Mas, e o Emmy Internacional?

Logo no início da década de 1970, sentiu-se a necessidade de expandir ainda mais a premiação e, dessa forma, foi criado o International Emmy Awards, responsável por prestigiar produções televisivas lançadas fora dos Estados Unidos — e é aqui que as obras brasileiras são indicadas.

Neste ano, oito obras brasileiras estão concorrendo ao renomado prêmio. São elas: “Cara e Coragem” e “Pantanal”, da TV Globo, como “Melhor Novela”; “A Ponte” em “Melhor Reality”; “Dossiê Chapecó – O Jogo Por Trás Da Tragédia” na categoria “Melhor Documentário”; “Linchamentos”, da Record TV, em “Melhor Série Documental”; “O Menino Maluquinho”, da Netflix, como “Melhor Animação”; e “Quintal TV”, do Canal Futura, na categoria “Melhor Programa Infantil Factual”.

Em ambas as versões, os vencedores são escolhidos através de jurados eleitos pela Academia de Televisão. Antigamente, esses profissionais realizavam seus votos após assistir à todas as produções indicadas em hotéis, ou na sede da própria academia. No entanto, essa prática mudou e, desde 2020, durante a pandemia, eles podem assistir tudo de forma online, antes de realizarem seus votos finais.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!