Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / O Menino e a Garça

Além de ‘O Menino e a Garça’: 5 filmes de Hayao Miyazaki

Vencedor do Oscar de "Melhor Animação", ‘O Menino e a Garça’ é o filme mais recente de Hayao Miyazaki; descubra outros 5!

Izabela Queiroz Publicado em 28/02/2024, às 11h01 - Atualizado em 11/03/2024, às 09h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster de "O Menino e a Garça" - Reprodução/ Studio Ghibli
Pôster de "O Menino e a Garça" - Reprodução/ Studio Ghibli

Responsável por tirar Hayao Miyazakida aposentadoria ao se tornar o primeiro filme do cineasta em 10 anos, a animação “O Menino e a Garça” foi lançada em 2023 para apresentar a história de Mahito Maki, um jovem garoto que, após perder a mãe durante a Segunda Guerra Mundial, acaba se mudando para uma nova cidade, onde ele, enquanto enfrenta a dolorosa tragédia familiar, viverá uma aventura fantástica guiada por uma misteriosa garça-cinzenta.

A trama, baseada no livro de Genzaburo Yoshino lançado em 1937, traz diversos simbolismos e carrega também a possibilidade de inúmeras interpretações, visto que aborda temas como o luto, amadurecimento e aceitação da realidade, assim como apresenta questões semelhantes às vividas pelo próprio Miyazaki, tornando-se um filme semi autobiográfico.

Como resultado, a produção, iniciada em 2016, caiu no gosto do público e da crítica especializada, visto que a animação se tornou a segunda maior bilheteria de estreia de um filme do Studio Ghibli ao faturar US$ 11,3 milhões no primeiro fim de semana, assim como tem liderado a categoria ‘Melhor Filme de Animação’ em diversas premiações de cinema, já que o longa-metragem detém estatuetas do Globo de Ouro e BAFTA, além de ter sido o grande vencedor do Oscar no último domingo, 10, onde concorreu contra “Elementos”, “Nimona”, “Meu Amigo Robô” e “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”.

Ainda que seja um filme de grande relevância para a carreira de Miyazaki, o cineasta de 82 anos tem um currículo impressionante, repleto de tramas que são tão impactantes quanto “O Menino e a Garça”.

Pensando nisso, a RECREIO reuniu abaixo 5 desses filmes; confira:

1. A Viagem de Chihiro

Chihiro
Cena do filme 'A Viagem de Chihiro' (2001) /Crédito: Divulgação/Studio Ghibli

Lançado em 2001, “A Viagem de Chihiro” se tornou o filme de maior bilheteria de Miyazaki e Studio Ghibli, visto que arrecadou um total de US$ 251 milhões nos cinemas japoneses. O enredo, também foi responsável por se tornar a primeira — e até então, a única — produção animada em língua não-inglesa a vencer a cerimônia do Oscar na categoria de Melhor Animação.

Vale lembrar que a trama acompanha Chihiro, uma menina de 10 anos que, após ver seus pais sendo transformado em porcos, descobre um mundo secreto repleto de espíritos e feitiçaria, onde ela precisa enfrentar diversos desafios para salvar seus entes queridos.

2. Meu Amigo Totoro

Totoro
Cena da animação 'Meu Amigo Totoro' /Crédito: Divulgação/Studio Ghibli

Em 1988, “Meu Amigo Totoro” estreou nos cinemas japoneses. A história acompanha as irmãs Satsuki e Mei após se mudaram para o campo para ficar mais perto de sua mãe doente que passa por cuidados no hospital, mas que surpreendentemente, embarcam em diversas aventuras após conhecerem criaturas místicas que só as crianças podem ver: os Totoros.

3. O Castelo Animado

O Castelo Animado
Cena de "O Castelo Animado" /Crédito: Divulgação/Studio Ghibli

“O Castelo Animado” (2004), acompanha Sophie, uma jovem que trabalha na chapelaria de seu falecido pai, mas que vê sua rotina monótona se transformar ao ser vítima de uma maldição que a fez se tornar uma mulher idosa. Como resultado, ela enfrenta contratempos e conhece diversos outros seres enfeitiçados enquanto tenta encontrar o mago Howl, que é quem poderá ajudá-la a voltar a ser quem ela era antes.

4. Princesa Mononoke

Princesa Mononoke
Cena de "Princesa Mononoke" /Crédito: Divulgação/Studio Ghibli

De 1997, “Princesa Mononoke” acompanha o príncipe Ashitaka que ao se tornar vítima de uma maldição mortal, acaba se envolvendo em uma batalha entre uma cidade mineradora e os animais da floresta a fim de encontrar a cura para sua condição. É no meio de toda essa confusão que ele conhece também, Mononoke, que será essencial para a sua sobrevivência.

5. O Serviço de Entregas da Kiki

Kiki
Cena de “O Serviço de Entregas da Kiki” (1989) / Crédito: Reprodução/Studio Ghibli

“O Serviço de Entregas da Kiki” estreou em 1989. A trama tem a seguinte sinopse na Netflix: “Nesta animação, uma jovem bruxa se afasta de sua família para praticar sua feitiçaria. Mas logo ela percebe que fazer novos amigos pode ser difícil.”