Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Além de Crepúsculo: 5 livros que marcaram os anos 2000

Descubra cinco títulos inesquecíveis da literatura jovem lançados nos anos 2000

Izabela Queiroz Publicado em 12/07/2023, às 13h47 - Atualizado em 17/07/2023, às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do livro "Crepúsculo" - Reprodução/ Intrínseca
Capa do livro "Crepúsculo" - Reprodução/ Intrínseca

"A palavra têm poder mágico"! Essa frase adaptada do psicanalista Sigmund Freud pode ser tirada do contexto psicológico e ser usada para tentar explicar o impacto da literatura, visto que, através das obras escritas, podemos transitar entre diferentes emoções através das ações dos personagens, e transformar visões de mundo mediante as diferentes perspectivas apresentadas nas páginas.

Além disso, o conjunto de frases, verbos e adjetivos que formam as narrativas tem a habilidade fantástica de levar a pessoa que as lê para um universo completamente novo e diferente do que ela vive, como acontece principalmente nas histórias destinadas ao público jovem, que em muitas das vezes, são as responsáveis por formar leitores ainda na infância.

Pensando na literatura jovem, a RECREIO reuniu na lista a seguir 5 livros que marcaram e transformaram a experiência da leitura entre os adolescentes nos anos 2000. Confira!

1. Crepúsculo

Bella Swan
Bella Swan, personagem de Kristen Stward na saga Crepúsculo dos cinemas / Crédito: Reprodução/Paris Filmes

O primeiro título da saga Crepúsculo foi lançado em 2005. O livro escrito por Stephenie Meyer aborda o romance improvável entre a humana Bella Swan e o vampiro Edward Cullen. 

Envolta em uma atmosfera misteriosa, a história ganhou o coração dos leitores adolescentes e se tornou um sucesso de vendas mundialmente, sendo considerado, inclusive um dos 100 melhores livros já escritos para jovens pela revista Time, conforme explicado pela editora Intrínseca.

2. Harry Potter

Harry Potter
Ronald Weasley, Harry Potter e Hermione Granger no filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001) / Credito: Reprodução/ Warner Bros. Pictures

"Harry Potter e a Pedra Filosofal" foi lançado originalmente em 1997, mas só chegou às livrarias brasileiras em janeiro de 2000 pela editora Rocco por meio da tradução de Lia Wyler. A demora para chegar as prateleiras nacionais não desanimaram os leitores, muito pelo contrário, já que em 2020, o Brasil ocupava o sétimo lugar no ranking da pottermania, com mais de cinco milhões de livros vendidos, como explicado pelo portal OGLOBO.

Vale lembrar ainda que mais de duas décadas depois do lançamento do primeiro livro, a série literária ‘Harry Potter’ criada por J. K. Rowling que conta com sete títulos, se tornou a mais vendida do mundo ao ultrapassar a marca de 600 milhões de cópias comercializadas, segundo informações apuradas pela Scholastic.

3. Jogos Vorazes

Jogos Vorazes
Jennifer Lawrence como Katniss Everdeen / Crédito: Divulgação/ Lionsgate

A trilogia literária teve seu título de estreia lançado em 2008, onde é possível acompanhar Katniss Everdeen, uma das escolhidas para participar de um evento anual conhecido como Jogos Vorazes. A batalha tem início através da escolha um garoto e uma garota de cada um dos 12 distritos locais que devem lutar até a morte, visto que apenas um entre eles pode sair vitorioso ao final.

O enredo criado por Suzanne Collins se tornou um sucesso, e além dos livros, ganhou adaptações para o cinema distribuídas em quatro filmes lançados em 2012 e 2015 onde Jennifer Lawrence deu vida a personagem principal da saga.

4. Percy Jackson

Adaptando a mitologia grega para o século XXI os cinco livros de “Percy Jackson” se tornaram um grande sucesso a partir da divulgação de seu primeiro título: “Percy Jackson & os Olimpianos”, lançado em 2005. Na história, o autor Rick Riordan descreve as reviravoltas que envolvem o personagem título após ele descobrir ser um meio-sangue filho de Poseidon, deus do mar.

Saindo dos livros para as telonas, a trama foi adaptada para os cinemas em dois filmes lançados em 2010 e 2013, onde Logan Lerman interpretou o semi-deus. Além disso, uma série live-action deve ser lançada no próximo ano estrelada por Walker Scobell. Veja o trailer acima!

5. O Diário da Princesa

O Diário da Princesa
Imagem promocional de 'O Diário da Princesa' / Crédito: Divulgação/Disney

Escrito por Meg Cabot, “O Diário da Princesa” se tornou um best seller em pouco tempo, visto que no Brasil,  20 mil exemplares foram vendidos em apenas 6 meses, como explicado pelo portal UOL. O livro acompanha a Mia Thermopolis, uma adolescente de 15 anos que descobre ser princesa e herdeira do trono de um pequeno reino chamado Genóvia.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!