Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Disney e Pixar

Além de 'Carl’s Date': Relembre 6 curtas memoráveis da Disney e Pixar

Confira alguns curtas marcantes que estrearam nos cinemas junto com os filmes da Disney e Pixar

Redação Publicado em 03/10/2023, às 18h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do curta 'Carl's Date' (2023) - Reprodução/Pixar
Cena do curta 'Carl's Date' (2023) - Reprodução/Pixar

“Elementos”, da Disney e Pixar, já está disponível no catálogo do Disney+! Dirigida por Peter Sohn, a 27ª animação da Pixar Studios narra o romance aparentemente impossível de Faísca — uma mulher espirituosa na faixa dos vinte anos, repleta de humor e com um amor incondicional por sua família, embora seu temperamento seja um tanto ardente — e Gota é um jovem empático, observador e extrovertido, que não hesita em expressar suas emoções, às vezes até de forma descontrolada.

A estreia do novo longa retomou também uma tradição do estúdio de exibir um curta-metragem antes do início do filme. Quem assistiu “Elementos” nos cinemas, viu primeiro “Carl’s Date”, produção escrita e dirigida pelo indicado ao Oscar e vencedor do Emmy, Bob Peterson, e produzido por Kim Collins, também já disponível no catálogo do Disney+.

Carl's Date
Crédito: Divulgação/Disney/Pixar

O curta traz de volta Carl Fredricksen e seu adorável cachorro falante Dug, de “Up: Altas Aventuras”. Relutantemente, Carl concorda em ir a um encontro com uma amiga — mas reconhecidamente não tem ideia de como um namoro funciona hoje em dia.

Sempre um amigo prestativo, Dug intervém para acalmar o nervosismo pré-encontro de Carl e oferece algumas dicas testadas e comprovadas para fazer amigos — se você for um cachorro.

Aproveitando esse retorno, a Disney e Pixar relembram os últimos seis curtas exibidos nos cinemas — todos disponíveis no Disney+. Afinal, quem não lembra do Geri jogando xadrez com ele mesmo em “O Jogo De Geri” antes da exibição de “Vida de Inseto”, não é mesmo? Confira abaixo:

1. Bao — Exibido nos cinemas com Incríveis 2 (2018)

Em “Bao” uma mãe chinesa que fica triste quando seu filho sai de casa tem outra chance de maternidade quando um de seus bolinhos ganha a vida. Animada com essa oportunidade, ela faz de tudo pela alegria de seu novo amigo, mas o bolinho de massa começa a crescer rapidamente, e a mãe deve adotar a verdade agridoce que nada permanece bonito e pequeno para sempre.

Bao
Crédito: Divulgação/Disney/Pixar

Dirigido pela ilustradora chinesa Domee Shi, o curta que foi exibido em 2018 junto com “Incríveis 2” venceu o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação em 2019, sendo o quarto curta seguido da Pixar exibido nos cinemas indicado à categoria.


2. Lou — Exibido nos cinemas com Carros 3 (2017)

Escrito e dirigido por Dave Mullins, o curta apresenta Lou, uma criatura feita de diversos objetos esquecidos que vive em uma caixa de achados e perdidos de uma escola. Quando um valentão chamado J.J começa a atrapalhar o trabalho de Lou de achar os donos dos objetos perdidos ao roubá-los, a criatura mostra ao garoto o valor sentimental que os brinquedos perdidos podem ter para seus proprietários.

Lou
Crédito: Divulgação/Disney/Pixar

Lançado inicialmente no SXSW Film Conference, nos Estados Unidos, o curta que estreou nos cinemas junto com “Carros 3” recebeu o prêmio de Melhor Curta-Metragem de Animação no Oscar de 2018.


3. Piper: Descobrindo o Mundo — Exibido nos cinemas com Procurando Dory (2016)

Piper: Descobrindo o Mundo
Crédito: Divulgação/Disney/Pixar

“Piper: Descobrindo o Mundo” apresenta um passarinho recém-nascido com medo do oceano, enquanto ele tenta se alimentar na areia da praia. O curta dirigido por Alan Barillaro tem uma forte mensagem sobre insegurança e superação do medo, o que rendeu à produção o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação em 2017.


4. Os Heróis de Sanjay — Exibido nos cinemas com O Bom Dinossauro (2015)

O curta, dirigido por Sanjay Patel, apresenta um jovem menino indiano que é absorvido no mundo dos desenhos animados e quadrinhos, enquanto seu pai tenta atraí-lo para as tradições de sua prática hindu. Tédio e relutância rapidamente se transformam em uma aventura inspiradora enquanto o menino embarca em uma jornada que nunca imaginou, retornando com uma nova perspectiva que ambos podem abraçar.

Os Heróis de Sanjay
Crédito: Divulgação/Disney/Pixar

“Os Heróis de Sanjay” é baseado na experiência pessoal do diretor Patel como filho de imigrantes indianos e na luta que ele teve com sua herança cultural. A inspiradora animação foi nomeada a Melhor Curta-Metragem de Animação no Oscar de 2016.


5. Lava — Exibido nos cinemas com Divertidamente (2014)

Inspirado pela beleza isolada das ilhas tropicais e o fascínio explosivo dos vulcões oceânicos, o curta dirigido por James Ford Murphy, Lava é uma história de amor musical entre os dois vulcões Uku e Lele.

Lava
Crédito: Divulgação/Disney/Pixar

O diretor teve a inspiração para o curta do Havaí e sua cultura, onde aconteceu sua lua de mel em 1989. Murphy aprendeu a tocar ukulele e, eventualmente, compôs a música na base e apareceu no curta.


6. O Guarda-Chuva Azul — Exibido nos cinemas com Universidade Monstros (2013)

É apenas mais uma caminhada noturna até que a chuva começa a cair, e a cidade ganha vida ao som dos pingos de água. E no meio, dois guarda-chuvas — um azul, um não — se apaixonam eternamente. Dirgido por Saschka Unseld e produzido por Marc Greenberg, “O Guarda-Chuva Azul” estreou nos cinemas em 2013, juntamente com “Universidade Monstros”.

O Guarda-Chuva Azul
Crédito: Divulgação/Disney/Pixar

O diretor, que descreveu o curta como “uma história de amor à chuva”, teve a inspiração inicial para a história depois de encontrar um guarda-chuva abandonado um dia em São Francisco. Além disso, junto com amigos, tirou fotografias de objetos inanimados encontrados nas ruas de cidades como Nova York, São Francisco, Chicago e Paris, o que completou a inspiração.