Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Princesas

Além de Ariel: Quem são as outras princesas negras da Disney?

A seleta lista da Casa do Mickey conta com mais cinco princesas negras; descubra quem são!

Izabela Queiroz Publicado em 09/08/2023, às 18h13 - Atualizado às 18h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Halle Bailey como a princesa Ariel no live-action de 'A Pequena Sereia' - Divulgação/ Disney
Halle Bailey como a princesa Ariel no live-action de 'A Pequena Sereia' - Divulgação/ Disney

Em maio deste ano, Halle Baileyse tornou a mais recente princesa negra da Disney ao dar vida a Ariel no live-action de “A Pequena Sereia”. O filme, que adapta para as telonas a história do livro de mesmo nome do escritor Hans Christian Andersen, chegará ao catálogo do Disney+ no próximo dia 6 de setembro. Relembre o trailer abaixo!

Mas, além de se tornar uma porta de entrada para as gerações mais novas ao mundo mágico das versões da Casa do Mickey para clássicos contos de fadas, o filme carrega ainda uma grande importância para a comunidade negra, visto que a escalação de Bailey permite que outros jovens se sintam representados, como dito pela própria atriz em entrevista ao The Face.

A atriz relembrou que recebeu vídeos enviados por seus amigos e familiares onde crianças surgiam empolgadas ao verem suas primeiras cenas na pele da princesa. "Eu chorei a noite toda por dois dias, apenas olhando para eles sem acreditar”, disse ela emocionada." Isso me faz sentir mais grata por onde estou", finalizou.

Ainda assim, integrando o seleto grupo de princesas negras ao lado de Halle, é possível listar mais 4 membros da realeza que surgiram em animações e histórias em carne e osso. Descubra quem são todas elas na lista abaixo!

1. Cinderela (Cinderella - 1997)

Cinderela (Cinderella - 1997)
Crédito: Reprodução/Disney

Assim como Halle, a cantora Brandy Norwood assumiu o protagonismo em uma adaptação live-action de “Cinderella”, musical da Broadway inspirado na fábula homônima de Perrault, mesma obra que serviu como base para a criação da animação que traz a personagem favorita de Walt Disney.

Lançado em 1997, o filme que leva o nome da princesa, conta ainda com Whitney Houston no elenco, onde ela dá vida a fada madrinha da personagem.

2. Kida (Atlantis: O Reino Perdido -2001)

Kida (Atlantis: O Reino Perdido -2001)
Crédito: Reprodução/Disney

Surgindo em “Atlantis: O Reino Perdido”, Kida foi a primeira princesa negra animada do estúdio, mas ela não é a protagonista da história. Ainda assim, é preciso destacar que a filha do rei Kashekim Nedakh, o rei de Atlantis, mais tarde tornou-se rainha do local.

3. Tiana (A Princesa e o Sapo - 2009)

Tiana (A Princesa e o Sapo - 2009)
Crédito: Reprodução/Disney

Sendo uma adaptação da história infantil ‘The Frog Princess’, livro escrito por ED Baker que foi publicado em 2002 e que tem inspiração em no conto de fadas dos irmãos Grimm intitulado ‘The Frog Prince’, “A Princesa e o Sapo”, apresenta Tiana, personagem que se tornou oficialmente a primeira princesa negra do estúdio ao ser inclusa na franquia Disney Princesas, uma das mais bem sucedidas e lucrativas da empresa. 

Na trama, Tiana é a moça sonhadora que jamais deixa de acreditar que abrirá seu próprio restaurante. Sempre trabalhando para alcançar seus objetivos, ela tem sua vida transformada após tentar ajudar um príncipe vítima de um feitiço, visto que assim como ele, ela acaba virando um sapo verde e saltitante que passa por diversos desafios até finalmente poder usar a coroa e conquistar o que realmente almeja.

4. Shuri (Pantera Negra - 2018)

Shuri (Pantera Negra - 2018)
Crédito: Reprodução/Disney

Vivida pela atriz Letitia Wright, Shuri é a irmã mais nova de T’Challa (Chadwick Boseman). A personagem é filha da Rainha Ramonda (Angela Basset) e do Rei T’Chaka (John Kani), sendo assim, a princesa de Wakanda. Além do título de realeza, Shuri, que é uma cientista brilhante, também se tornou uma heroína, visto que em “Pantera Negra 2: Wakanda Para Sempre”, ela assumiu o manto de Pantera Negra após a morte de seu irmão.