Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Cinderela

Além da Disney: Conheça as versões live-action de Cinderela

Descubra quais são as principais versões live-action da história que se tornou popular ao ser escrita pelo autor francês Charles Perrault: Cinderela!

Izabela Queiroz Publicado em 23/01/2024, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Cinderela (2015) - Reprodução/ Disney
Cena de Cinderela (2015) - Reprodução/ Disney

A história de Cinderela tem sua versão mais popular escrita pelo autor francês Charles Perrault e publicada por meio da obra "Contos da Mamãe Gansa", lançado em 1697, onde os leitores puderam conhecer a princesa órfã que, após a morte do pai, passou a viver com sua madrasta malvada e suas duas filhas invejosas, sendo obrigada a realizar todos os serviços domésticos sozinha enquanto escutava zombarias. 

Na trama, a vida de Cinderela começa a mudar, quando, mesmo contra a vontade de sua madrasta, ela consegue comparecer ao baile que apresentaria todas as moças do reino ao príncipe, a fim de que ele escolhesse uma esposa, já que, com a ajuda de sua fada madrinha, ela teve suas roupas modestas transformadas em um vestido de gala, e uma simples abobora convertida em uma carruagem.

O problema é que a magia que fazia com que as vestimentas fossem alteradas e legume se tornasse o seu meio de transporte funcional, tinha um tempo para se desfazer, chegando ao fim com a badalada da meia-noite. Dessa forma, quando o relógio marcou o fim da vigésima quarta hora do dia, ela foi obrigada a sair do palácio, as pressas, deixando o príncipe sem que ele, nem ao menos, soubesse o seu verdadeiro nome. 

No entanto, na correria, o sapatinho de cristal de Cinderela ficou para trás e ele se tornou o único meio para que o príncipe pudesse encontrá-la após o baile. Tanto é, que uma busca incessante foi iniciada por todo o reino para encontrar a dona do calçado, e em meio a farsantes e garotas mal intencionadas, o príncipe encontrou a dona do sapatinho e de seu coração, mudando suas vidas para todo o sempre.

O enredo comovente e inspirador deixou de permanecer apenas às páginas quando, mais de duzentos anos depois, ganhou suas primeiras adaptações audiovisuais, se destacando, principalmente, por meio das versões em live-action, onde a princesa foi vivida por atrizes reais, permitindo que novos públicos conhecessem a história. 

Algumas dessas adaptações mais populares vêm da Disney, mas diversos outros estúdios puderam trazer versões da trama para as telonas e telinhas. Pensando nisso, a RECREIO reuniu abaixo os títulos mais memoráveis que trazem a personagem em carne e osso:

O Sapatinho de Cristal (1995)

“O Sapatinho de Cristal” da Metro-Goldwyn-Mayer, é uma dos primeiros filmes a trazer Cinderela para a versão ‘real’. A trama musical apresentou Leslie Caron na pele da grande protagonista da história.


Cinderella (1997)

Cinderella
Cinderella (1997) /Crédito: Reprodução/Disney

Lançado para televisão em 1997, o filme trouxe a princesa sendo interpretada pela compositora, modelo e atriz americana: Brandy Norwood. O longa-metragem, comandado pelo cineasta Robert Iscove, marcou a primeira vez que a Disney trouxe uma princesa negra para o formato live-action.


Para Sempre Cinderela (1998)

Para Sempre Cinderela
Cena de "Para Sempre Cinderela" /Crédito: Reprodução/20th Century Studios

Um ano depois, Drew Barrymore surgiu como a princesa em “Para Sempre Cinderela”, da 20th Century Studios. Mas diferente das versões mais recentes, onde o nome da personagem é Ella, ou da escrita por Charles Perrault, onde ela é Cendrillon, aqui ela surge como Danielle.


A Nova Cinderela (2004)

A Nova Cinderela
Cena de "A Nova Cinderela" /Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures

A versão moderna do conto que ganhou o coração de muitos surgiu em 2004. “A Nova Cinderela”, filme da Warner Bros. Pictures, trouxe Hillary Duff como protagonista.

A sinopse diz: “Sam, uma Cinderela moderna, encontra seu Príncipe Encantado na Internet. Apesar dos esforços de sua madrasta e de suas meia-irmãs para mantê-la trabalhando na lanchonete, Sam sonha em conhecer sua alma gêmea on-line no baile de Halloween da escola. Agora, Sam descobre que as aparências podem enganar e que, mesmo em San Fernando Valley, as histórias podem ter um final feliz em ‘A Nova Cinderela’".


Caminhos da Floresta (2014)

Caminhos da Floresta
Caminhos da Floresta /Crédito: Reprodução/20th Century Studios

Em “Caminhos da Floresta”, Anna Kendrick é que vive a princesa. O enredo, também desenvolvido pela Disney, apresenta a história de personagens de contos de fadas mescladas com a de um padeiro (James Corden) e sua mulher (Emily Blunt) que tentam levar uma vida comum no vilarejo, mas que enfrentam contratempos com essas figuras conhecidas. 


Cinderela (2015)

Cinderela (2015)
Cinderela (2015) /Crédito: Reprodução/20th Century Studios

Lily James (Mamma Mia!) também deu vida a personagem! Isso aconteceu na produção da Disney dirigida por Kenneth Branagh, que conta com algumas mudanças, já que apresenta novos personagens e traz uma versão mais empoderada da princesa.


Cinderela Pop (2019)

É DO BRASIL! A princesa ganhou uma versão nacional, pela Netflix, estrelada pela atriz e apresentadora Maisa. Aqui, a personagem é uma DJ adolescente independente e desiludida com o amor, que acaba se surpreendendo quando um novo garoto surge em seu caminho.


Cinderela (2021)

Com Camila Cabello como protagonista, o filme da Cinderela produzido pela Amazon Prime Video, “é um musical moderno com uma abordagem ousada do conto de fadas clássico”, como diz a sinopse do filme disponível na plataforma de streaming. Além de elementos musicais, a trama inova ao trazer um Fado Madrinho.