Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Aladdin

Aladdin: A versão diferente de Abu descartada pela Disney

Conheça a versão do melhor amigo de Aladdin que você nunca imaginou, e foi descartada pela Disney

Redação Publicado em 11/04/2023, às 16h15 - Atualizado em 13/04/2023, às 11h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Abu na animação 'Aladdin' (1992) - Reprodução/Disney
Cena de Abu na animação 'Aladdin' (1992) - Reprodução/Disney

Na animação “Aladdin”, da Disney, um dos personagens mais queridos pelo público é Abu, o adorável macaquinho que é melhor amigo do protagonista e está ao seu lado em todos os momentos, independente do que aconteça.

Durante o filme, ele é representado como um animal muito fiel e esperto, que está sempre atento a tudo — principalmente quando avista um objeto brilhante para poder roubá-lo. No entanto, conforme repercutido pelo portal ScreenRant, a versão inicial da produção contava com um Abu bem diferente do que estamos acostumados.

Abu humano?

Conforme revelado pelo diretor John Musker, durante os rascunhos iniciais, Abu não seria um macaco fofinho, mas sim um homem de mais idade, responsável por ajudar Aladdin em seus roubos por Agrabbah para sobreviver.

A ideia, contudo, acabou sendo descartada após a equipe de produção perceber que haviam muitos humanos para um longa animado, e decidiram adicionar mais animais. Foi assim que surgiram Iago, o papagaio de Jafar, Rajah, o tigre de Jasmine, e Abu, o melhor amigo de Aladdin.

abu e aladdin
Crédito: Reprodução/Disney

Abu na vida real

Você já se perguntou como seria o Abu na vida real? O personagem foi inspirado no Macaco-prego, animal típico da América Central e América do Sul, podendo ser encontrados em países como Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Suriname, na parte Amazônica da Venezuela e, possivelmente, na Colômbia.

Assim como na animação, esses bichinhos também são pequenos de tamanho, mas com uma grande inteligência. Além disso, eles não são muito pesados, possuem uma longa cauda, e pelagem comprida e densa, com cores que variam entre marrom escuro, preto, vermelho e amarelo.

De acordo com a explicação fornecida pelo Instituto Evandro Chagas, por serem animais ornívoros, eles se alimentam basicamente de pequenos vertebrados, frutos, insetos e sementes. Já a sua reprodução é bem diferente da dos humanos. Uma gestação dura apenas 155 dias (aproximadamente 5 meses), nascendo apenas um filhote.