Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Nárnia

Afinal, por que Pedro e Susana não retornam para Nárnia?

Você já se perguntou por que Pedro e Susana não retornam para Nárnia após os acontecimentos de 'Príncipe Caspian'? Descubra a resposta!

Daniela Bazi Publicado em 18/03/2024, às 15h45 - Atualizado em 21/03/2024, às 09h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' (2005) - Reprodução/Disney
Cena de 'As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' (2005) - Reprodução/Disney

Sendo uma das franquias literárias mais populares do mundo até os dias atuais, “As Crônicas de Nárnia”, saga criada pelo autor irlandês C.S. Lewis, teve seu primeiro livro lançado no ano de 1950, apresentando a história de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie, quatro irmãos que são transportados para um mundo mágico após entrarem em um guarda-roupa.

Ao final dos acontecimentos de “As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian”, os fãs se surpreenderam com a cena em que, após uma conversa com o poderoso leão Aslan, é anunciado que Pedro e Susana, os mais velhos, não deverão retornar mais à Nárnia. Mas, por que isso acontece?

Crescimento

Tanto nos livros, quanto nos filmes adaptados pela Disney, não é explicado os detalhes da conversa particular de Aslan com Pedro e Susana. No entanto, durante uma assembleia pública, o leão explica aos narnianos que os dois já estão crescidos, e que aprenderam tudo o que precisavam naquele mundo — enquanto os mais novos, Edmundo e Lúcia, ainda teriam a oportunidade de retornar.

Cena de 'As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian' (2008)
Cena de 'As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian' (2008) / Crédito: Reprodução/Disney

Com isso, após voltarem para a Inglaterra, Pedro passa a viver com o professor Digory Kirke, que vira seu tutor enquanto se prepara para a faculdade, e Susana viaja com seus pais para os Estados Unidos.

O surpreendente, no entanto, é que no último livro da franquia, “A Última Batalha”, descobrimos que o Pevensie mais velho consegue retornar para Nárnia após receber um chamado em formato de visão do rei Tirian afirmando que o reino estava em apuros.

A imagem também aparece para os mais novos, Edmundo e Lúcia, além de Eustáquio, Jill, Polly e o professor Digory, todos os outros humanos que já tiveram a oportunidade de visitar Nárnia.

Enquanto iam em busca dos utensílios necessários para retornar ao mundo mágico, os sete acabam falecendo em um acidente de trem, quando são transportados diretamente para o reino, e são recrutados para o País de Aslan, onde vivem sua eternidade após Pedro fechar a passagem entre os dois mundos para sempre.

E por que Susana não retornou?

Ainda no último livro, quando os amigos de Nárnia se encontram com Tirian, Pedro é questionado de porque apenas uma de suas irmãs estava presente. Suspirando, ele explica que Susana não era mais uma amiga de Nárnia.

Eustáquio, primo dos Pevensie, continua a explicação afirmando que, agora, sempre que qualquer um tentasse falar sobre Nárnia com a mais velha, ela se referia ao reino como um mundo da fantasia, e que tudo não passou de uma brincadeira de quando eram crianças.

Cena de 'As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Álvorada' (2010)
Cena de 'As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Álvorada' (2010) / Crédito: Reprodução/Disney

Jill finaliza pontuando que Susana mudou, e hoje “só pensa em lingeries, maquiagens e compromissos sociais. Aliás, ela sempre foi louquinha para ser gente grande”.

Com a ida dos irmãos para o País de Aslan, o falecimento de seus pais, e o fechamento da passagem entre o mundo dos humanos e Nárnia, Susana se tornou a única sobrevivente. No entanto, após isso, não existem informações sobre o que aconteceu com a personagem desde então.