Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Super Mario Bros.

Afinal, por que o live-action de 'Super Mario Bros.' de 1993 foi um fiasco?

Descubra alguns dos problemas que fizeram o live-action 'Super Mario Bros.' ser um fracasso de bilheteria e entre o público

Sofia Luppi Publicado em 10/04/2023, às 14h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de 'Super Mario Bros.' (1993) - Divulgação/ Buena Vista Pictures
Imagem promocional de 'Super Mario Bros.' (1993) - Divulgação/ Buena Vista Pictures

Você sabia que existe um filme live-action do Mario Bros.? Com o lançamento da animação “Super Mario Bros. O Filme”, algumas pessoas lembraram da existência de uma adaptação do game com atores interpretando os personagens da Nintendo.

O filme intitulado “Super Mario Bros.”, foi o primeiro longa baseado em uma franquia de jogos e chegou as telonas em 1993, há 30 anos atrás. A produção teve a direção de Rocky Morton e Annabel Jankel e foi estrelado por Bob Hoskins, que interpretou o Mario e John Leguizamo, que deu vida ao Luigi. Confira o trailer!

A história tinha muitas chances de fazer sucesso nos cinemas, mas não foi isso que aconteceu! O longa foi duramente criticado por especialistas e pela audiência e sua bilheteria não consegui cobrir o seu próprio orçamento.

A produção foi criticada por não adaptar os vários jogos de Mario Bros. fielmente. Outro fator que contribuiu para o longa ser um fracasso foi o seu humor, que não agradou ao público geral e nem os críticos. Para finalizar, os poucos efeitos especiais, a estética cyberpunk e o ritmo arrastado da história, que não combinavam com o universo dos games, deixaram os telespectadores com má impressão do live-action.

A Nintendo, empresa que criou o universo do Mario Bros. não participou da produção do live-action, e Bob Hoskins, que viveu o protagonista, não conhecia o jogo antes de aceitar o papel. Recentemente, um dos diretores do longa, Rocky Morton, admitiu à Variety as inúmeras falhas no live-action e revelou que se a marca japonesa estivesse envolvida no projeto, o filme poderia ter sido promissor.

Se eu tivesse um relacionamento com [Shigeru] Miyamoto e o trouxesse a bordo, se ele fosse um produtor e entendesse o que estávamos fazendo, ele não teria deixado certas coisas acontecerem. Teríamos tido uma equipe e um filme bem diferentes", disse Morton

Mas um dos fatores que mais atrapalhou o desenvolvimento do projeto foi as constantes mudanças no roteiro. A princípio, o enredo possuía um tom mais sério, mas com o decorrer da produção, os responsáveis acharam melhor seguir em uma linha infantojuvenil. Por conta disso, muitas cenas foram reescritas. Contudo, os diretores do filme não ajudaram a fazer as mudanças, muito menos sabiam da existência delas, o que fez com que o filme começasse a dar errado.

E não foi só na frente das câmeras que o filme não fez sucesso. Existiram vários problemas nos bastidores da produção. As polêmicas do por trás das câmeras foram reveladas pelo próprio elenco.

John Leguizamo, o intérprete do Luigi, admitiu em sua autobiografia que tanto ele quando Hoskins consumiam muita bebida álcoolica antes de entrarem no set. O astro ainda escreveu que a pressão dos produtores e o fracasso do filme foram atribuídos a dupla de protagonista, pela quantidade de bebidas que inseriram durante as filmagens. Ele ainda revelou que quebrou um dedo da mão durante as filmagens, e que esse momento pode ter ocorrido em um de seus momentos de embriaguez.

De acordo com o A.V. Club, antes de falecer em 2010, o ator Dennis Hopper, que interpretou o vilão Bowser, revelou que gravar esse filme foi um pesadelo.

Era uma equipe de direção formada por marido e mulher, ambos extremamente controladores, com a incapacidade de conversar entre si antes de tomar decisões. Eu deveria ter ficado lá [filmando] por cinco semanas, e fiquei por 17. Foi muito além do planejado", disse Hopper.

Hoskins não ficou de fora das revelações dos problemas dos bastidores. O ator que faleceu em 2014 descreveu ao The Guardian que o ambiente por trás das câmeras era um terror.

A pior coisa que eu já fiz? 'Super Mario Bros'. Foi um pesadelo horrível. Toda a experiência foi um pesadelo. A arrogância dos diretores foi confundida com talento. Depois de tantas semanas, o agente deles os convidou a deixar o set. Maldito pesadelo. Malditos idiotas", comentou Hoskins

Depois desse fracasso, a Nintendo ficou receosa em fazer outra adaptação, que fosse de Mario Bros. ou de outro game. Tanto é, que somente 25 anos depois do lançamento de “Super Mario Bros” a empresa japonesa se arriscou novamente. Em 2019, foi lançado o live-action “Pokémon: Detetive Pikachu”, que fez sucesso nos cinemas. Assista ao trailer!

A animação “Super Mario Bros. O Filme”, que é a mais nova adaptação dos games, já está no cinema. O longa conta com a dublagem original de Chris Pratt, Anya Taylor-Joy, Charlie Day, Seth Rogen, Jack Black e Keegan-Michael Key. A produção é uma parceria da Nintendo com a Illumination. Confira o trailer!