Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 líderes de k-pop que não são coreanos

Conheça alguns dos líderes de grupos de k-pop que não nasceram na Coreia do Sul

Shana, líder do Lapillus - Divulgação/MLD Entertainment
Shana, líder do Lapillus - Divulgação/MLD Entertainment

Se você acompanha o k-pop, com certeza já está familiarizado com as famosas posições dentro dos grupos, como main vocalist, main dancer, center, visual, face do grupo, maknae, etc. Elas são responsáveis por dividir as funções de cada integrante, baseando-se, principalmente, nas principais habilidades dos idols.

Hoje em dia, no entanto, tem se tornado cada vez mais comum encontrar conjuntos que não possuem posições fixas, como o NewJeans e o BABYMONSTER, por exemplo, que nenhuma das integrantes foram designadas a cargos específicos.

Contudo, apesar desse fato, mesmo que a empresa não separe os membros entre main dancer, lead rapper, visual, center e outros, na maioria das formações, existe uma posição que é, geralmente, mantida: a de líder.

Além de orientar os integrantes, iniciar a introdução em grupo, ou tomar a frente em momentos necessários, o líder também acaba sendo o responsável por ser a principal voz em relação a resolver problemas com a empresa.

Entre os grandes líderes do k-pop, podemos citar RM (BTS), Taeyeon (Girls’ Generation), CL (2NE1), Gyuri (KARA), Onew (SHINee), Jihyo (TWICE), Suho (EXO), Irene (Red Velvet), Jay B (GOT7), Sowon (GFRIEND), Bang Chan (Stray Kids), Karina (aespa), Soobin (TXT), G-Dragon (BIGBANG), e muito mais.

Conforme repercutido pelo Koreaboo, nas primeiras gerações, era comum que o integrante mais velho fosse escolhido como o líder do grupo. Atualmente, é possível ver que outras habilidades acabam sendo levadas em consideração e, não necessariamente, o mais velho será o líder.

Apesar disso, ainda é possível notar uma característica em comum entre as gerações: poucos idols estrangeiros são escolhidos para a posição de liderança. Mesmo sendo algo um pouco mais difícil de acontecer, é possível encontrar alguns cantores que não nasceram na Coreia do Sul, mas foram escolhidos como os líderes de seu grupo — e a RECREIO vai te apresentar cinco deles agora. Confira!

1. Shana (Lapillus)

Shana, líder do Lapillus
Shana, líder do Lapillus / Crédito: Divulgação/MLD Entertainment

Nonaka Shana, líder do girlgroup Lapillus, da MLD Entertainment, nasceu em 13 de março de 2003 na província de Kochi, no Japão.


2. Victoria (f(x))

A líder do renomado grupo da segunda geração f(x) é Song Qian, a Victoria. Ela nasceu em 2 de fevereiro de 1987 em Qingdao, Shandong, na China.


3. Kazuta (n.SSign)

Kazuta, líder do n.SSign
Kazuta, líder do n.SSign / Crédito: Divulgação/n.CH Entertainment

Composto por 10 integrantes, o líder do n.SSign é o japonês Chinen Kazuta. Ele nasceu em 31 de dezembro de 1997 em Okinawa.


4. Keita (EVNNE)

Keita, líder do EVNNE
Keita, líder do EVNNE / Crédito: Divulgação/Jellyfish Entertainment

Formado pela Jellyfish Entertainment em 2023, o líder do EVNNE é o japonês Terazono Keita, nascido em 4 de julho de 2001 na cidade de Osaka.


5. Mashiro (Kep1er)

Mashiro, co-líder do Kep1er
Mashiro, co-líder do Kep1er / Crédito: Divulgação/WAKEONE

Sakamoto Mashiro é a co-líder do Kep1er, ao lado da sul-coreana Choi Yujin. Ela nasceu em 19 de dezembro de 1999 em Tóquio, capital do Japão. No entanto, após não renovar seu contrato, Mashiro deixará a formação no dia 15 de julho.