Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / A Pequena Sereia

5 fatos sobre 'A Pequena Sereia' que não fazem sentido

Conheça alguns momentos questionáveis presentes na animação 'A Pequena Sereia'

Daniela Bazi Publicado em 06/03/2023, às 12h55 - Atualizado em 17/11/2023, às 11h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'A Pequena Sereia' (1989) - Reprodução/Disney
Cena da animação 'A Pequena Sereia' (1989) - Reprodução/Disney

Com sua estreia realizada em 17 de novembro do ano de 1989, “A Pequena Sereia”, longa que conta a história da princesa Ariel, foi o filme responsável por salvar a Disney de uma enorme crise após o falecimento de seu criador, Walt Disney, em 1966.

Nessa época, conhecida como Era de Bronze, ou Era Sombria, o estúdio enfrentava grandes problemas de estrutura narrativa em seus filmes, além de ter apresentado uma nova forma de animação que não foi muito recebida pelo público. Produções como “Aristogatas”, “O Cão e a Raposa”, “O Caldeirão Mágico” e “As Aventuras do Ursinho Pooh”, lançadas nesse período, acabaram se tornando grandes fracassos de bilheteria, e sendo esquecidos por boa parte do público atualmente.

No entanto, tudo mudou completamente com a chegada de “A Pequena Sereia”. O filme foi responsável por marcar o fim de uma época turbulenta e tumultuada, dando início a grandiosa Era da Renascença, uma das mais populares e adoradas pelos fãs da Disney.

Apesar de sua enorme relevância e sucesso indiscutível, ao longo dos anos, os fãs da animação sobre a princesa Ariel acabaram percebendo alguns pontos do filme que não fazem muito sentido — e a Recreio vai te apresentar 5 deles agora. Confira a lista!

1. Nem todos os animais falam

Logo no primeiro filme, somos apresentados a alguns dos maiores amigos de Ariel: Linguado, um adorável peixe amarelo e azul, o caranguejo Sebastião, e a gaivota Sabidão, animais responsáveis por aconselhar e acompanhar a princesa em suas aventuras e que sempre estão tagarelando por aí.

ariel linguado e sabidão
Crédito: Reprodução/Disney

Porém, nem todos os bichos presentes na animação são capazes de se comunicar. Dois grandes exemplos deste fato que podemos citar são: o tubarão que persegue a sereia no início do filme, e o cachorro de Eric, Max, que só sabe latir.


2. Por onde andam os pais de Eric?

principe eric
Crédito: Reprodução/Disney

Todos sabemos que, durante “A Pequena Sereia”, Eric ainda é príncipe, e não assumiu o trono do reino, dando a entender que seus pais ainda são os governantes, apesar de nunca terem sido revelados. Porém, quando ele se casa com Ariel, os dois também não aparecem, e nunca é revelado o que aconteceu com o casal.


3. Por que Ariel não se comunicava através da escrita depois que perdeu a voz?

ariel e ursula contrato
Crédito: Reprodução/Disney

Ao assinar o contrato com Úrsula, Ariel concorda em trocar sua bela voz para se tornar humana por um determinado período. Dessa forma, quando se encontra com o príncipe Eric, a garota não consegue se comunicar já que não tinha voz. Mas, por que ela simplesmente não escreveu tudo o que queria dizer?


4. Ninguém percebe que Eric foi hipnotizado por Vanessa

eric e vanessa
Crédito: Reprodução/Disney

Ao chegar no castelo, Vanessa, que na verdade é Úrsula, enfeitiça Eric para que ele fique aos seus comandos e decida se casar com ela. Porém, ao fazer isso, o príncipe fica claramente estranho, agindo de uma maneira incomum e distante — mas literalmente ninguém no castelo percebe sua mudança de comportamento. Como isso aconteceu?


5. Eric e Ariel se casaram sem se conhecer direito

Apesar de formarem um casal super fofo, e terem um relacionamento que acabou dando muito certo no final, você já percebeu que eles decidiram se casar sem se conhecerem muito? Logo que se encontram, ambos acabam se apaixonando perdidamente, porém, durante boa parte do início do relacionamento Ariel não falava, e Eric também não compartilhava muito sobre sua vida.

casamento ariel e eric
Crédito: Reprodução/Disney

Dessa forma, os dois acabaram firmando o relacionamento sem conhecerem muito sobre a pessoa que estavam prestes a compartilhar o resto de sua vida. No entanto, tudo acabou dando mais certo do que poderíamos imaginar, gerando um belo fruto apresentado no segundo filme: Melody, a primeira filha do casal.