Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 fatos que não fazem sentido em 'Avatar'

Descubra alguns pontos que fogem da lógica em 'Avatar' se analisados friamente

Redação Publicado em 18/05/2023, às 17h58 - Atualizado em 26/05/2023, às 18h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster de ‘Avatar’ - Divulgação/ 20th Century Fox
Pôster de ‘Avatar’ - Divulgação/ 20th Century Fox

Sob comando do renomado cineasta James Cameron, o prestigiado 'Avatar’ chegou aos cinemas em 2009 para apresentar toda narrativa que envolve o planeta alienígena Pandora e a sua relação com a Terra sob a perspectiva de Jake Sully, o humano que se apaixona pela cultura do local e passa a lutar pela sobrevivência do mesmo.

Ainda que a trama tenha batido recorde de bilheteria se tornando a maior da história e vencido ao Oscar de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais em 2010, a história não é perfeita, apresentando alguns pontos que fogem da lógica se analisados friamente. 

Pensando nisso, a RECREIO reuniu na lista abaixo 5 fatos que não fazem sentido em 'Avatar', através de informações analisadas pelo Screenrant. Confira!

1. Pandora não ter oxigênio

É explicado durante o filme que Pandora é um ambiente tóxico para os humanos, já que não possui oxigênio, sendo o motivo pelo qual os avatares foram criados, já que esses corpos biológicos são controlados pela mente humana, permitindo que pessoas comuns andem pelo planeta sem risco de morrerem por não poderem respirar. 

No entanto, se há uma sobrecarga de dióxido de carbono no ambiente alienígena, como é possível existirem florestas enormes e extensas? A pergunta não é respondida no filme.


2. O corpo Avatar não poder ser rastreado

Existe uma grande tecnologia por trás da criação de um Avatar, fazendo com que o desenvolvimento de um único corpo seja extremamente custoso e lento. Apesar disso, ninguém pensou em inserir um aparelho de rastreamento caso algum deles percam contato com a nave, como acontece com Jake Sully que acaba isolado na floresta, o que faz com que ele seja achado por Neytiri e levado à aldeia Na'vi sem que os cientistas saibam.


3. Os Na’vi serem tão receptivos

Jake e Neytiri
Crédito: Divulgação/ 20th Century Fox

Dado o contexto de exploração humana com o meio ambiente de Pandora, não há como explicar como os Na’vi podem ser tão receptivos com os habitantes da Terra, já que o povo alienígena possui forte conexão com a natureza do lugar.

Além disso, o fato de os humanos terem recriado um corpo biológico semelhante ao deles apenas para a exploração se tornar mais fácil, poderia ser considerado uma ofensa, ou até mesmo uma grande ameaça, mas ainda assim, eles conseguem abrir exceções. 


4. O robô de Quaritch

Na cena em que Quaritch adentra um robô de combate e luta contra Neytiri existe um aspecto do equipamento que poderia ser aperfeiçoado. Isso porque, há um momento em que Quaritch tira uma grande faca de combate de um coldre, como um humano faria, mas seria mais lógico que a lâmina já viesse acoplada no braço do robô.


5. Jake Sully domar o imponente Toruk

Toruk
Crédito: Divulgação/ 20th Century Fox

Considerado o maior predador dos céus de Pandora, o Toruk é o animal que menos tem a disposição de se conectar com os Na’vi durante sua vida, escolhendo apenas cinco seres para se conectar ao longo da história que recebem o título de Toruk Makto, ou "Cavaleiro da Última Sombra", sendo um deles, o tataravô de Neytiri.

Sendo assim, como foi possível que Jake Sully tenha conseguido domar o animal tão facilmente, já que até então, tinha vivido em Pandora por tão pouco tempo?