Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / The Sims

5 curiosidades sobre a franquia de The Sims que você precisa saber

Além de ter uma língua própria, The Sims é repleto de outras particularidades. Descubra!

Izabela Queiroz Publicado em 15/09/2022, às 14h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de The Sims Mobile - Reprodução/ EA
Imagem promocional de The Sims Mobile - Reprodução/ EA

Imitar a realidade ou criar uma totalmente nova? Com The Sims o jogador tem completa liberdade de escolher entre essas duas opções, visto que, ao criar um Sim, é possível moldá-lo como quiser, formando sua aparência e personalidade, escolhendo qual profissão terá, embarcando em novos relacionamentos, criando e projetando casas, além de decorá-las do seu jeito e fazer tudo o que a sua  criatividade permitir — tudo mesmo!

Atualmente, o jogo criado por Will Wright conta com quatro títulos principais e, na última quarta-feira, 14, foi anunciado pela EA que a versão base de The Sims 4 ficará disponível para jogar gratuitamente em 18 de outubro. No entanto, o primeiro jogo da série foi lançado mais de 20 anos atrás, bagagem que com que ele seja um dos games mais populares das últimas décadas.

Além disso, a longa trajetória leva The Sims a ter curiosidades incríveis que você precisa conhecer, e para isso, separamos abaixo uma lista com cinco delas; confira!

1. A criação do game

Tudo teve início em 1991, após um incêndio. Will Wright morava na Califórnia e, nesse ano, as cidades de Oakland e Berkeley foram afetadas por uma grande tempestade de fogo, destruindo a casa de diversos moradores, incluindo a do designer de jogos. Em meio ao caos, Wright acabou tendo a inspiração para algo que mudaria a indústria dos games, visto que, enquanto construía e mobiliava a sua nova casa, ele teve a inspiração de criar um jogo que fosse uma simulação desse processo.

Assim, de início, The Sims era para ser apenas um game de design e arquitetura, mas ao inserir os humanos virtuais, Wright acabou percebendo que havia muito mais a explorar, surgindo assim o simulador de realidade que conhecemos hoje.

2. O primeiro objeto

Os chamados da natureza parecem ter servido como uma boa fonte de incentivo para as primeiras ideias de Wright, já que o primeiro objeto a ser incluso no jogo foi nada mais, nada menos, do que uma privada.

O item foi escolhido por permitir que o jogador tivesse diferentes possibilidades de interação, assim como permitia ter algumas variáveis. Nessa primeira aparição do vaso sanitário, ele tinha as funções de “usar”, “limpar” e deixar a tampa abaixada ou levantada.

The Sims
Banheiro de The Sims / Crédito: Reprodução/ EA

3. O idioma dos Sims

No game, os Sims possuem uma língua própria, o Simlish, que foi criado através da mistura de outros idiomas como o inglês, ucraniano, francês, latim, finlandês, fijiano, cebuano e tagalo.

O motivo da criação de um idioma único para o jogo surgiu pois seu criador queria que ele tivesse o mínimo de complicações possíveis, visto que com o Simlish não é necessário dublar os personagens em cada região que são lançados.

Além disso, quando músicas já existentes são levadas para dentro do jogo, seus artistas precisam regravá-las para o idioma do game, como foi o caso de Pabllo Vittar, estrela da música brasileira que gravou 'Buzina', faixa que se tornou sucesso no carnaval de 2019 em Simlish. Relembre!

4. As doenças dos Sims

Algumas vezes, os jogadores de The Sims são pegos de surpresa por alguma doença que surge sem aviso prévio no game, como foi o caso da Doença do Porquinho da Índia, que foi introduzida na primeira expansão do game intitulada ‘Gozando a Vida’.

Quando o vírus surgiu, alguns personagens ficaram muito doentes e outros acabaram morrendo, até que os jogadores descobrirem que se tratava de um agente infeccioso proveniente dos bichinhos que tinham sido inclusos. Assim, os Sims ficavam doentes ao serem mordidos por porquinhos-da-índia em uma jaula suja, ou ao ter contato com outros Sims doentes.

Depois dessa, surgiram doenças como a Vingança Montezuma introduzida na expansão ‘Em Férias’ em 2002, sendo uma forma de intoxicação alimentar que apenas deixa o Sim com fortes dores de barriga. Logo após, veio o Ataque de Nervos, que surgiu em 2003 na expansão ‘Superstar’, onde um Sim famoso entra em um estado nervoso após falhar repetidas vezes em Studio Town.

Há também doenças não confirmadas, como a Doença Misteriosa que pode ter surgido na expansão ‘O Bicho Vai Pegar’. Ela teria os mesmos sintomas da Doença do Porquinho da Índia, mas dessa vez, afetaria também os animais de estimação dos Sims.

5. Mudanças no game

Quando o jogo chegou ao Japão pouco tempo depois de sua estreia, o título de The Sims foi alterado, passando a se chamar SimPeople, pois o nome original foi considerado de difícil tradução para o público japonês. Além disso, na China, o governo chinês solicitou que a carreira de Criminoso presente no jogo original fosse alterada, assim, a carreira de mímico deu lugar a antiga.

Mímicos de The Sims 3
Mímicos de The Sims 3 / Crédito: Reprodução/ EA