Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre 'Avatar 2'

‘Avatar: O Caminho da Água’ chegou às telas de cinema no final de 2022 e já se tornou sucesso de bilheterias em várias partes do mundo

Redação Publicado em 17/01/2023, às 18h34 - Atualizado em 24/01/2023, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kiri, personagem de ‘Avatar: O Caminho da Água’ - Divulgação/ 20th Century Fox
Kiri, personagem de ‘Avatar: O Caminho da Água’ - Divulgação/ 20th Century Fox

‘Avatar: O Caminho da Água’, filme comandado pelo cineastaJamesCameron, chegou aos cinemas em dezembro de 2022, e desde então vem batendo recordes de bilheterias aqui no Brasil e também no mundo. A trama, que já teve sua continuação confirmada pelo diretor e cineasta, traz em seu elenco nomes como Sam Worthington, Zoe Saldaña, Sigourney Weaver.

Pensando no sucesso que a franquia conquistou, a RECREIO reuniu cinco das inúmeras curiosidades que a continuação do filme ‘Avatar’, de 2009, possui. Confira! 

1. Novas Sequências 

Conforme disse JamesCameron, diretor do filme, pelo fato das sequências de ‘Avatar’ terem sido tão difíceis de serem feitas, Cameron resolveu dividir os quatro roteiros pela equipe de roteiristas da trama. Assim, RickJaffa, AmandaSilver, JoshFriedman e ShaneSalerno, obtiveram o documento. 

O diretor explicou o motivo da ação: "Acho que nos encontramos por sete meses e escrevemos todas as cenas de todos os filmes juntos e eu não atribuí a cada roteirista qual filme eles iriam trabalhar até o último dia. Eu sabia que se eu atribuísse a eles seus roteiros com antecedência, eles desligariam toda vez que falássemos sobre os outros filmes".

Kiri
Kiri, personagem de ‘Avatar: O Caminho da Água’. Crédito: Reprodução/ 20th Century Fox

Além de ‘O Caminho da Água, as outras três sequências já programadas devem chegar aos cinemas em 2024, 2026 e 2028.

 2. Regressão da ideia 

A princípio, James considerou a ideia de filmar todas as sequências da trama em uma taxa de quadros mais alta, porém a ação de fazer esse tipo de filmagem para os longas, logo foi reconsiderada. 

Cameron então explicou: "O 3D mostra uma janela para a realidade; a taxa de quadros mais alta tira o vidro da janela". O padrão da indústria é 24 fps e as taxas de quadros mais altas são de pelo menos 48 fps, 60 fps ou 120 fps. Posteriormente, ele desistiu dessa rota, afirmando em entrevista que, por mais inovador que seja o formato para o cinema, os cinéfilos sempre se acostumaram a uma maneira específica de ver os filmes e alterar isso de alguma forma simplesmente tiraria o público dessa experiência". 

Lo'ak
Lo'ak em ‘Avatar: O Caminho da Água'. Crédito: Reprodução/ 20th Century Fox

3. Debaixo d'água 

Conforme disse o cineasta, KateWinslet, atriz da saga, fez todas as cenas subaquáticas sozinha. Inclusive, nas cenas que Kate efetuou debaixo d'água, ela quebrou o recorde de tempo em uma filmagem subaquática que antes pertencia a TomCruise, que ficou submerso por 6 minutos no filme  'Missão: Impossível – Nação Secreta', de 2015. 

Kate ainda deixou a produção da trama surpresa quando prendeu a respiração debaixo d'água por aproximadamente cerca de sete minutos. Ao Daily Mail, JonLandau, diretor do filme, disse: "Kate quebrou um recorde de mergulho livre entre o elenco. Foram seis minutos e 50 e poucos - mas para Kate concordamos em fechar de sete. Ela foi fenomenal. Kate detém o recorde que estabeleceu ainda durante o treinamento. Conseguiu ficar embaixo da água por seis minutos e 30 segundos." 

Tuk
Cena do file Avatar. Crédito: Reprodução/ 20th Century Fox

4. Custos da sequência 

As sequências da trama de ‘Avatar’ custaram, de maneira coletiva, mais de US$ 1 bilhão. Antes do lançamento do novo filme da saga, Cameron disse que o longa iria precisar ser "a terceira ou quarta maior bilheteria na história do cinema". 

Atualmente, desde sua estreia, ‘Avatar: O Caminho da Água’ já bateu recorde de bilheterias em alguns lugares do mundo. 

Lo'ak e Tulkun
Cena do file Avatar. Crédito: Reprodução/ 20th Century Fox

5. Tecnologias utilizadas 

Na produção da sequência, conforme disseram James Cameron e Jon Landau, a Sony atendeu ao pedido de James e construiu uma nova câmera chamada de ‘Venice Camera’. 

Ainda, o cineasta afirmou que o novo filme da saga, 'Avatar 3', que será lançado somente em 2024, irá contar com a utilização desta nova câmera em suas filmagens. 

Jake e Neytiri
Cena do filme Avatar . Crédito: Reprodução/ 20th Century Fox