Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 animações da Disney dirigidas por mulheres que você precisa assistir

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, veja algumas produções da Disney que são comandadas por grandes diretoras!

Izabela Queiroz Publicado em 08/03/2023, às 15h40 - Atualizado às 09h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elsa e Anna, personagens da Disney - Divulgação/ Disney
Elsa e Anna, personagens da Disney - Divulgação/ Disney

A Disney possui uma enorme lista de personagens femininas de animação que transformaram a história do estúdio, como é o caso de Branca de Neve, a protagonista do primeiro longa-metragem animado da Casa do Mickey lançado em 1937, ou ainda, Merida, princesa que surge em ‘Valente’, filme que conquistou o Oscar de Melhor Animação em 2013.

Mas além das figuras que surgem nas telas, as mulheres da vida real que foram responsáveis por comandar algumas das maiores produções da empresa criada por Walt Disney, também contribuíram para o crescimento do estúdio que existe há quase 100 anos.

Pensando nelas, a RECREIO aproveita o Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, 8 de março, para separar uma lista com 5 animações do estúdio dirigidas por mulheres, que você não pode deixar de assistir. Confira a seguir!

1. Frozen — Uma Aventura Congelante

Frozen
Crédito: Reprodução/ Disney

Com a co-direção de Jennifer Lee, ‘Frozen - Uma Aventura Congelante’ chegou aos cinemas em 2013 apresentando as irmãs Elsa e Anna do reino de Arendelle, história que rendeu o Oscar de Melhor Animação em 2014.

Na trama, Elsa se isola nas montanhas de gelo, após seus poderes condenarem o reino e que vivia em um inverno eterno, fazendo com que Anna enfrente caminhos perigosos para encontrar a sua irmã e desfazer a maldição.


2. Bao

Bao
Crédito: Reprodução/ Disney

Lançado em 2018, o curta-metragem acompanha uma mãe chinesa-canadense que sofre após seu filho se tornar independente e deixar seu lar, mas que vê seus dias ganharem cor novamente após um bolinho de massa recheado ganhar vida, conta com a direção da diretora e ilustradora chinesa, Domee Shi.

Disponível no Disney+, o filme levou a estatueta dourada de Melhor Curta-metragem de Animação no Oscar 2019.


3. Red — Crescer é uma Fera

Red
Crédito: Reprodução/ Disney

Passar pela adolescência é um grande desafio, e muitas vezes, pode ser assustador. Mas, já pensou em se transformar em um panda vermelho ao auge dos seus 13 anos enquanto enfrenta mudanças em seu corpo, descobre paixões e lida com uma mãe extremamente protetora? Mei Lee passou por tudo isso, e acredite, ela sobreviveu!

Também comandado por Domee Shi, ‘Red - Crescer é uma Fera’ está concorrendo ao Oscar de Melhor Animação na cerimônia que ocorrerá em 12 de março deste ano.


4. Valente 

Valente
Crédito: Reprodução/ Disney

Além de se opor a clássica história em que a princesa é salva pelo príncipe, ‘Valente’ chegou aos cinemas apresentando Merida, a jovem ruiva de cabelos cacheados que desafia a tradição para decidir seu próprio destino, ainda que um desejo impensado faça com que uma pessoa próxima seja vítima de uma terrível maldição.

A trama, que é co-dirigida por Brenda Chapman, venceu o Oscar de Melhor Animação em 2013.


5. Aventuras de Betty

Aventuras de Betty
Crédito: Reprodução/ Disney

Lançado exclusivamente no Disney+, o curta ‘Aventuras de Betty’ conta com a direção de Valerie LaPointe para contar o que aconteceu com a destemida pastora de ovelhas durante os eventos de ‘Toy Story 3’, filme da franquia em que ela não aparece.