Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / A Bela e a Fera

31 anos de A Bela e a Fera: 5 curiosidades sobre a clássica animação

Descubra algumas curiosidade sobre 'A Bela e a Fera', um dos clássicos da Disney

Sofia Luppi Publicado em 22/11/2022, às 15h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'A Bela e a Fera' - Reprodução/ Disney
Cena da animação 'A Bela e a Fera' - Reprodução/ Disney

“A Bela e a Fera”, um dos filmes clássicos da Disney, está completando nesta terça-feira, 22, 31 anos desde seu lançamento. O filme conta a história de Bela, que vive em uma pequena aldeia na França e que se vê obrigada a morar em um castelo com uma Fera, para poder salvar a vida de seu pai. 

A animação conta com uma das princesas oficiais da Disney e com uma das trilhas sonoras mais famosas do mundo. Por conta do aniversário da produção, a Recreio trouxe algumas curiosidades sobre o filme; Confira!

1. Voz da Fera 

Robby Benson, dublador original da Fera, em 'A Bela e a Fera'
Robby Benson, dublador original da Fera, em 'A Bela e a Fera' - Créditos: GettyImages/ Matt Winkelmeyer/ Reprodução/ Disney

Foram muitos atores que tentaram ser selecionados para serem a voz da Fera. Inclusive, há rumores de que alguns não conseguiram o papel por serem considerados “muito bonitos”. Para que os testes fossem imparciais, os avaliadores de elenco começaram a não ver os candidatos e apenas ouvir a voz de cada um, para ver qual se encaixava melhor. 

E com esse jeito diferente de escolher, o ator e cantor americano Robby Benson acabou conquistando o papel. O astro era o dono da voz mais assustadora, e de acordo com o que diziam nos bastidores, ele “era capaz de transformar seu coração no da Fera”. 

O que muitos não esperavam é que Benson continuaria na linha dos avaliadores, de querer focar só na voz. Ele pediu para que as luzes do estúdio de gravação fossem desligadas, para que ele conseguisse incorporar ainda mais o personagem. O único ponto brilhante que se via, era o que iluminava o roteiro para o ator. 


2. Música para o pai da Bela

A princípio o número musical de “Be Our Guest”, que em português é intitulado “À Vontade”, não teria a Bela como convidada principal do banquete, mas sim o pai da protagonista, Maurice. Os desenhistas decidiram fazer essa mudança, pois queriam que o foco continuasse com a princesa e não com seu pai, que na animação, é um personagem secundário. Confira o momento!


3. Sotaque do Lumière

Lumière, personagem da animação 'A Bela e a Fera'
Lumière, personagem da animação 'A Bela e a Fera' - Créditos: Reprodução/Disney

Você já percebeu que o Lumière é o único personagem que tem sotaque francês? Isso deveria ser mais comum entre os personagens, já que a trama se passa na França, mas isso não aconteceu por conta de uma exigência. O ator Jerry Orbach, o dublador original do Lumière, queria que só o seu personagem fosse assim.  


4. Cena do baile 

O animador Mark Henn comentou que, apesar da cena do baile final não ser muito longa, foi a que levou mais tempo para ser concluída. Ele disse que foi necessário de três a seis meses para finalizá-la. 

Outro fator curioso sobre a cena, é que os convidados presentes na cena ficam congelados por todo o trecho. Isso se deve por conta de problemas de orçamento e Henn comenta que “essas cenas são famosas por serem caras.”

Vale lembrar que esse momento foi possível por ser uma animação reutilizada: podemos ver os mesmos movimentos na cena final de “A Bela Adormecida”. Ao fazer isso, o estúdio diminui ao máximo os seus gastos. Henn ainda compara as cenas:

Se você observar o final de "A Bela Adormecida", você verá uma situação bem semelhante, onde todos os personagens periféricos ficam parados, porque naquele momento você está concentrado nos personagens principais... Aqui foi a mesma ideia.”

5. Clássico 

“A Bela e a Fera” é considerado um dos filmes clássicos da Disney, mas nem sempre foi assim. Os diretores da animação só foram perceber o verdadeiro potencial do longa  após o sucesso obtido no New York City Film Festival. Paige O’Hara, a dubladora original da Bela revelou: 

Estávamos todos apreensivos de como ia ser, como os críticos iriam responder. Eles começaram a aplaudir depois de cada música e ficaram de pé por 10 minutos após o fim da exibição. Foi aí que soubemos que era um clássico… Foi uma noite muito especial.”