Recreio
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

24 anos de Mulan: 5 curiosidades sobre a animação da guerreira da Disney

Em 19 de junho de 1998, estreva no Brasil a história de uma das princesas mais empoderadas dos desenhos

Daniela Bazi Publicado em 18/06/2021, às 13h07 - Atualizado em 19/06/2022, às 11h00

Cena da animação Mulan 2: A Lenda Continua (2004) - Divulgação/Disney
Cena da animação Mulan 2: A Lenda Continua (2004) - Divulgação/Disney

No dia 19 de junho de 1998, estreava no Brasil a animação Mulan, que conta a história de uma jovem garota que, para proteger seu pai, contraria as leis e vai para a guerra disfarçada de homem e acaba se tornando a grande heroína da China.

Com o passar dos anos, a personagem continua sendo uma das mais amadas ao redor do mundo, chegando até a ganhar sua versão em live-action em 2020, lançada na plataforma de streaming Disney+. No ano de 2022, Mulan completa 24 anos desde o seu lançamento e, para comemorar, confira agora cinco curiosidades sobre a animação!

1. Princesa revolucionária

Mulan foi a primeira princesa da Disney a não ter o seu romance como foco principal da trama. Apesar de seu romance com Li Shang ser abordado, o filme dá maior atenção para o seu heroísmo — por este motivo também ela é a princesa que possui mais cenas de conflitos em sua produção.

2. Ajudando divas pop

A cantora Christina Aguilera é conhecida no mundo pop por seus inúmeros sucessos e sua voz extremamente marcante. No entanto, o que muita gente pode não se recordar é que o primeiro grande hit da artista foi a música “Reflection”, de Mulan! Essa foi a sua primeira canção lançada nos EUA, que acabou lhe rendendo um contrato com a gravadora RCA Records. Christina, inclusive, chegou a regravar a música para o live-action de 2020.

3. Easter egg dos animadores

Ainda falando sobre Reflection, na cena em que a personagem principal aparece cantando a música podemos acompanhar Mulan tirando sua maquiagem dentro do santuário da família, em frente a uma pedra com os nomes de seus antepassados. O curioso é que estes nomes não são de seus familiares, mas sim dos animadores que trabalharam no filme escritos em chinês arcaico.

4. Atores reais

A Disney sempre busca a perfeição em suas obras, e em Mulan não foi diferente. Para apresentar movimentos realistas dos personagens, o estúdio contratou lutadores de artes marciais de verdade para que pudessem ajudar os animadores.

5. Tai Chi da Mulan

Após ser convocado pelo exército para ir à guerra, o pai de Mulan começa a treinar praticando um pouco de Tai Chi, quando acaba machucando novamente a sua perna. Curiosamente, os movimentos no qual o homem realizava são chamados de Mulan Quan, que ganhou este nome como uma homenagem a Hua Mulan, a guerreira chinesa que inspirou toda a trama da animação.